Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Sobe para 76 o número de mortos em incêndios no sul da Austrália

A descoberta de mais cadáveres aumentou hoje para 76 o número oficial de mortos nos incêndios que destruíram mais de 700 casas e arrasou milhares de hectares de florestas no estado de Victoria, no sul da Austrália.


A apuração policial de vítimas foi aumentando gradualmente ao longo das últimas horas, à medida que as equipes de resgate conseguiam chegar aos lugares atingidos pelas chamas, onde encontraram corpos carbonizados em carros e casas.

"O inferno, com toda sua fúria, visitou as boas pessoas de Victoria nas últimas 24 horas. É uma tragédia para a nação", disse hoje o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, que visitou a área no começo da manhã e anunciou um fundo de 10 milhões de dólares australianos (US$ 6 milhões) para as vítimas.

A capacidade de destruição dos incêndios foi algo nunca visto em uma região acostumada a lidar com os incêndios florestais durante o verão.

Evitar a chegada das chamas às áreas povoadas foi missão impossível para os milhares de bombeiros e voluntários mobilizados em todo o estado, devido aos fortes ventos, às altas temperaturas e ao tamanho do terreno afetado pelos incêndios.

O fogo atingiu as localidades de Marysville e Kinglake, enquanto foram registradas vítimas fatais em 18 municípios diferentes, de Bendigo até a região de Gippsland, 160 quilômetros ao sudeste da capital do estado.

Milhares de bombeiros e voluntários continuam lutando contra o fogo em nove focos fora de controle no estado, onde o calor diminuiu consideravelmente.

Mesmo assim, o chefe do Governo de Victoria, John Brumby, que também visitou vários lugares afetados, avisou que a situação não é segura e pediu prudência aos moradores.

Brumby acrescentou que as condições meteorológicas do sábado foram as piores da história da Austrália e decidiu com Rudd o envio de efetivos do Exército para ajudar nos trabalhos de resgate.

Enquanto isso, no estado vizinho de Nova Gales do Sul, há 53 focos de incêndio que destruíram 6,5 mil hectares, sem colocar em perigo casas ou nem vidas humanas.

Além do dinheiro do Governo, quatro bancos comerciais do país se comprometeram a entregar 3 milhões de dólares australianos (US$ 2 milhões) às vítimas, e centenas de pessoas anônimas realizaram doações a um fundo para os atingidos. EFE


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet