Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Candidata de Obama para eficiência orçamentária renuncia ao cargo

Nancy Killefer, que tinha sido indicada pelo presidente Barack Obama para supervisionar a eficiência federal, retirou sua candidatura após vir a público que ela não pagou uma série de impostos, informou hoje a Casa Branca.


A Casa Branca destacou que o presidente americano aceitou a decisão de Killefer, de 55 anos.

Killefer tinha deixado de pagar durante um ano e meio cerca de US$ 900 em impostos como empregadora de pessoal a seu serviço.

Devido à falta de pagamento, as autoridades da cidade de Washington tinham colocado em 2005 um embargo sobre sua casa nesse valor. Killefer ainda demorou quase cinco meses a quitar a dívida.

Na carta de renúncia a Obama, distribuída pela Casa Branca, Killefer disse que seus problemas com impostos poderiam servir de "distração" e impedir que o Governo se centrasse como deve nos graves problemas econômicos enfrentados pelo país.

"Por isso, e com muito pesar, devo pedir que retire meu nome de sua consideração", explicou a executiva da empresa de consultoria McKinsey and Co.

Esta foi a terceira indicação proposta por Obama que enfrenta problemas por falta de pagamentos ao Fisco, e é a segunda pessoa que retira sua candidatura após o anúncio.

O presidente dos Estados Unidos, que hoje anunciou o republicano Judd Gregg como candidato para a secretaria de Comércio, não quis responder em seu discurso às perguntas da imprensa sobre a renúncia de Killefer.

Obama anunciou em 7 de janeiro em entrevista coletiva que tinha escolhido Killefer para integrar seu Governo.

O então presidente eleito explicou que a executiva desempenharia o papel de chefe de Cumprimento de Objetivos na Casa Branca, um cargo que terá como missão supervisionar a eficiência na alocação orçamentária.

A renúncia de Killefer veio a público após o candidato de Obama à Secretaria de Saúde, Tom Daschle, teve que pedir desculpas ao Senado depois que foi divulgado que deixou de pagar mais de US$ 128 mil em impostos não declarados, após perder sua cadeira na Câmara Alta em 2004.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet