Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

Wilson Santos vai defender setor sucroalcooleiro

O pré-candidato ao governo do estado pela coligação PSDB/DEM/PTB, Wilson Santos, afirmou que , se eleito, vai lutar juntamente com o setor sucroalcooleiro de Mato Grosso para derrubar o decreto presidencial que proíbe a ampliação do plantio de cana de açúcar no estado. A proposta também é defendida pelo pré-candidato ao Senado pela mesma coligação, Antero Paes de Barros.


“Não podemos deixar mais de 100 municípios do Estado ter sua economia prejudicada. Há cidades que dependem apenas do plantio da cana, e se eleito governador, vou lutar pela revogação deste decreto”, afirmou ele, após visitar as cidades de Denise, Tangará da Serra, Nova Olímpia e Barra do Bugres.


O plano de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar proíbe a ampliação do plantio da cultura em 81,5% do território brasileiro, incluindo Amazônia, Pantanal e a região do Alto Rio Paraguai.


Se for computada a área onde o cultivo não é recomendado, chega a 92,5% do território brasileiro. Com o decreto, milhares de pessoas estão perdendo o emprego.


Em evento realizado na cidade de Barra do Bugres, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Vanderson Vitor (DEM), se disse preocupado com a situação dos trabalhadores da região. "O governo conseguiu fazer o inverso do que se tem que fazer. Ao invés de gerarem emprego e renda, ele está tirando o povo de seus respectivos trabalhos", declarou o vereador.

Ao finalizar, Wilson Santos disse que o governo deve ser responsabilizado pela queda de emprego e renda na região. "O Estado não lutou para tentar proteger os plantadores e trabalhadores daqui, com certeza, devido à uma pressão do Itamaraty. Em anos de plantação de cana, eu não me lembro de ter ouvido falar em alguma tragédia ao meio ambiente”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet