Olhar Direto

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Política MT

ATAQUES DA OPOSIÇÃO

DEM e PSDB criticam falta de segurança em MT, exigem mudança e assumem dianteira nos ataques a Silval

Foto: Danilo Manfrin / Olhar Direto

Nilson Leitão afirmou que sociedade exige um novo tipo de relacionamento com os poderes e as instituições

Nilson Leitão afirmou que sociedade exige um novo tipo de relacionamento com os poderes e as instituições

O aumento considerável no índice de ocorrências, principalmente homicídios e crimes contra o patrimônio, demonstram que Mato Grosso vive um dos piores momentos de sua história, na área de segurança pública. Como se tivessem sido ensaiadas, as críticas partiram do senador Jayme Campos (DEM), candidato à reeleição, e presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, ao analisar os dados apresentados pelo secretário de Estado de Segurança Púbica, Alexandre Bustamante.


Campos e Leitão claramente assumiram a dianteira dos ataques ao governador Silval Barbosa (PMDB), enquanto o senador José Pedro Taques (PDT), candidato a governador, deve navegar em águas calmas e priorizar o enfaite com os concorrentes diretos ao Palácio Paiaugás.

Os caciques da oposição atacaram o relatório da Secretaria de Segurança que aponta queda de 26% na criminalidade, em comparação com o mesmo período do ano passado. “O senhor secretário deveria dizer isso cara a cara com o comerciante que é assaltado ou perante o trabalhador que vê seu filho assassinado antes de chegar à idade adulta”, criticou Jayme.

O senador do DEM lamentou que, ao invés de defender vidas, a segurança pública de Silval esteja preocupada com o patrimônio. “Vidas valem mais e não há discussão”, pontuou Campos.

Para Nilson Leitão, há tempos o governo Silval se utilizando de subterfúgios para supostamente maquiar os índices de violência. Ele revelou que, num breve levantamento, constatou que quase 80% do comércio da área central tem investido em segurança privada, como contratação de guardas excedentes e câmeras internas.


“Tem de ser debatida a mudança radical no relacionamento da sociedade com os poderes e as instituições, em defesa da transparência”, emendou Nilson, para a reportagem do Olhar Direto.

O presidente do PSDB disse que a prioridade é assegurar um palanque robusto em Mato Grosso para o presidenciável tucano Aécio Neves (MT). Além do DEM, o PSDB espera contar também com PTB, PDT e outros partidos emergentes no apoio a Aécio.

Outro lado

O secretário Alexandre Bustamente não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. Em entrevista coletiva, na  quinta-feira (26/06), ele enalteceu o trabalho das Polícias Civil e Militar durante a Copa do Mundo e apresentou dados que mostram  redução dos índices de criminalidade, em comparação com o mesmo período do ano passado.  Os dados apresentados revelam que no no período de 12 a 24 de junho, a Polícia Civil realizou um total de 227 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD) considerando os plantões nos plantões de Várzea Grande, Cuiabá e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf). Já a Delegacia do Turista atendeu a um total de 103 ocorrências, sendo 33 furtos, e sete roubos.

O reflexo das ações desempenhadas foram determinantes para uma redução em 26% no número de crimes registrados em Cuiabá. No entanto, com a demanda no efetivo para as polícias Civil e Militar não será possível que o empregado seja mantido para as ações de rotina. Com encerramento da participação de Mato Grosso no Mundial, o aparato policial (que reuniu cerca de 3.3 mil homens da segurança) começa a ser desmobilizado, apesar do monitoramento dos espaços públicos durante os jogos do Brasil. Por dia, os jogos do Brasil foram 1.743 policiais empregados. 

*Atualizada às 17h07

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet