Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Política MT

por trás das cortinas

Ambiente da sala de espera do debate se transforma em "arena" de assessores e apoiadores

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Ambiente da sala de espera do debate se transforma em
Um ar de tensão e expectativa tomou conta da sala de espera do estúdio da TV Record, durante quase todo o tempo em que foi realizado o primeiro debate entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso, em 2014. Era como território contestado e, ao mesmo tempo, um Elísio entre aos marqueteiros, assessores e políticos apoiadores de José Marcondes “Muvuca” (PHS), José Geraldo Riva (PSD), José Roberto Cavalcante (PSOL), Lúdio Cabral (PT) e José Pedro Taques (PDT).


Leia mais: Lúdio, Riva, Muvuca e José Roberto bombardeiam Taques no primeiro debate

Os combates travados ali eram tácitos, através de olhares e da torcida silenciosa que cada um ali empenhava por um ou mais dos cinco candidatos. Risos tensos durante perguntas “boas”, expressões apertadas quando seu candidato não se saia muito bem na resposta, cabeças em balanço positivo quando tudo dava certo.

A risada de um significava a desaprovação de outro. Mas, ao mesmo tempo, estavam todos misturados, em um local aonde um adversário não podia acertar ao outro abaixo da linha de cintura. Fora o fato de vários serem colegas de profissão e já até mesmo trabalharam juntos.

Júlio Valmórbida, marqueteiro de Riva, e Carlos Rayel, marqueteiro de Lúdio Cabral, trocaram sorrisos e conversaram entre si. Assessores de Pedro Taques e de Riva, dois dos maiores adversários nesta campanha, também. Sentavam-se entre si e trocavam impressões.

Procurador Mauro (PSOL), candidato a deputado federal, trocava ideia com seu adversário direto e já parlamentar federal Valtenir Pereira (PROS). Enquanto o primeiro é apoiador de José Roberto, o segundo é um dos principais articuladores da candidatura de Lúdio Cabral. Não foram poucos os políticos que pediam a opinião dos jornalistas presentes sobre o debate.

Sem apoiadores na ante-sala, Muvuca era ovacionado ou criticado através das expressões e risadas de todos. Muitos riram do começo nervoso dele e, depois, ficaram boquiabertos com algumas das respostas do candidato do PHS, principalmente quando questionado por Pedro Taques, seu desafeto pessoal.

E a cada intervalo uma correria. Marqueteiros corriam para dentro do estúdio repassar dicas e sugestões do que foram conversado na ante-sala ou na sala da produção de cada um dos candidatos. É como o intervalo entre um round e outro de uma luta de boxe, quando os corners se apressam em dar orientações e acalmar seu lutador.

Fim do debate. Fim do território contestado e fim do Elísio. Cada um correu para junto de seu candidato e abandonou a arena por trás da verdadeira área que era a ante-sala do estúdio. Mas todos, ou os que sobrarem, se reencontrarão nos próximos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet