Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Política MT

sucessão em cuiabá

Vereadores tucanos querem ser vice de Mauro Mendes; pré-candidatos apoiam Adevair

Foto: Thiago Cesar / Câmara Cba

Adevair Cabral tem apoio da chapa tucana para ser vice de Mauro

Adevair Cabral tem apoio da chapa tucana para ser vice de Mauro

Os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Renivaldo Nascimento (PSDB) se colocaram à disposição para serem candidatos a vice na chapa de reeleição do prefeito Mauro Mendes (PSB), em Cuiabá. Adevair, inclusive, recebeu o apoio da maioria dos pré-candidatos a vereador do partido, durante reunião do diretório esta semana. 


Leia mais:
Fábio Garcia crê em PSDB e PP com Mauro Mendes e afirma que PSB terá candidatos em “quase metade” de MT
 
O presidente do PSDB na capital, Carlos Avalone, afirmou que, antes de tomar qualquer decisão, é preciso que Mendes anuncie se será ou não candidato à reeleição. Nesse caso, o PSDB ainda definirá se será parte do arco de alianças – apesar de ser a tendência, Avalone não garantiu que haverá a coligação, pois uma corrente do PSDB defende a candidatura própria.

A definição do diretório municipal ainda terá que passar pelo crivo do presidente estadual da sigla, o deputado federal Nilson Leitão, do governador Pedro Taques (PSDB) e do prefeito Mauro Mendes – que já deixou claro que quer opinar na escolha do próprio vice.

“O PSDB não é dono dessa vaga [de vice-prefeito]. Outros partidos da aliança também podem indicar candidatos a vice. Mas eu acredito que o PSDB tem melhores condições, por ter a maior bancada na Câmara, e por ter o governador, que é grande aliado da administração municipal e tem colaborado muito, especialmente na área de saúde”, observou Avalone para o Olhar Direto.

Tanto Adevair quanto Renivaldo eram filiados ao PDT, antigo partido de Taques, e aderiram ao ninho tucano cerca de seis meses depois do governador, em março deste ano, na “janela” que foi aberta para que deputados e vereadores mudassem de partido sem perder os mandatos. Além dos dois vereadores que se colocaram à disposição para disputar, os tucanos ainda avaliam os nomes do empresário Carlos Antonio Garcia, o “Catonho”, e do advogado Ussiel Tavares.

Em reunião na noite da última quarta-feira (13), o diretório definiu, ainda, por lançar uma chapa pura para concorrer à Câmara Municipal. Com um quociente eleitoral de 13 mil votos, a intenção dos tucanos é eleger 4 ou 5 parlamentares. 

Outras siglas

Outros partidos também estão no páreo para emplacar o vice de Mauro Mendes. SD e PP indicaram o presidente da Câmara, Haroldo Kuzai (SD), numa articulação que envolveu o presidente nacional da sigla, Paulinho da Força. O PSD do vice-governador Carlos Fávaro, por sua vez, sugeriu, de forma não oficial, o nome do líder do governo na Câmara e ex-secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio (PSD).

Neste mandato, o prefeito governou sem vice, pois João Malheiros (PR) renunciou ao cargo depois de eleito, alegando que não queria abrir mão do mandato de deputado estadual. Desse modo, o sucessor imediato do prefeito passou a ser o presidente da Câmara – primeiro João Emanuel (PSD), que acabou renunciando ao cargo e depois foi cassado, seguido por Julio Pinheiro (PTB), que faleceu em junho, e agora Haroldo Kuzai, que completará o mandato até o fim do ano. 

(Colaborou Ronaldo Pacheco)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet