Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Comer um só tipo de alimento por refeição pode ajudar emagrecer

Além de diminuir o consumo de alimentos muito calóricos, há truques que ajudam a driblar o metabolismo e a acelerar a perda de peso. É o caso da dieta dissociada. Sabe aquela combinação clássica: arroz, feijão e bife? Se quiser seguir este método, esqueça-a, pois neste regime o que vale é a seguinte regra: os grupos de alimentos devem ser consumidos separadamente. Ou você opta pelo bife (proteína), ou pelo arroz (carboidrato).


No livro Dieta Dissociada – Emagrecer com Saúde Comendo de Tudo (MG Editores, R$ 32,20), o endocrinologista João Cesar Castro Soares afirma que é possível perder 10% do peso em um mês comendo bem. Sem colocar a saúde em risco.

- Os pacientes comem até 20% a mais do em dietas convencionais, com um cardápio equilibrado de baixa caloria. Ainda assim, conseguem eliminar o peso excedente.

Segundo o autor, colocar diversos tipos de alimentos no mesmo prato não é uma boa tática para enxugar os pneuzinhos, já que, desta forma, tem-se uma quantidade pequena de cada fonte.

- A mistura prejudica o aproveitamento dos alimentos e reflete no mau funcionamento do aparelho digestivo, causando a obesidade.

A endocrinologista Cláudia Cozer, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), afirma que não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia do método. Entretanto, concorda que consumir cada classe de alimento por refeição possa dar resultados positivos se o objetivo é emagrecer.

- A perda de peso ocorre porque é consumido menos. A gente costuma comer mais quando há uma mesa com várias opções de escolha do que quando só há um tipo de produto.

Tomar água nas refeições emagrece
Uma dica para quem quiser seguir a dieta é ingerir os carboidratos durante o dia, pois eles fornecem energia, e deixar as proteínas para a noite, pois são digeridas mais lentamente e pesam menos no estômago. Segundo a endocrinologista, consumir esse último grupo é importante para eliminar os quilinhos extras.

- A dieta com maior teor de proteínas aumenta a termogênese, ou seja, a energia gasta para fazer a digestão.
No entanto, para a nutricionista Mariana Del Bosco, também da Abeso, separar carboidratos de proteínas não traz benefícios para a saúde. O ideal, ensina, é associá-los. Já abusar de massas e pães, duas conhecidas fontes de energia, na mesma refeição pode ser uma armadilha para quem não pretende engordar.

- É melhor, por exemplo, consumir meio prato de massa e meio prato de carne do que um só da primeira opção. Isso garante um balanceamento mais adequado e uma sensação de saciedade mais duradoura
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet