Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria atende Comissão da OAB/MT no caso da menina com grave doença‏

A menina V.F.O.L., de Poxoréu, portadora de espinha bífida – uma anormalidade congênita do sistema nervoso – passa por exames no Hospital Geral Universitário, a fim de ser submetida a uma delicada cirurgia para eliminação do risco de acabar numa cadeira de rodas para o resto da vida. O atendimento foi possível graças à denúncia apresentada pela Comissão da Criança e da Juventude da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso.


A informação do encaminhamento da criança a um neurocirurgião do Hospital Geral foi transmitida à presidenta da referida comissão, Rosarinha Bastos, pelo secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral, em resposta a um recente documento encaminhado àquela secretaria e assinado também pelo presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeir o. O ofício denunciou o descaso das autoridades da saúde pública em relação ao problema da menina, de 4 anos, cujos direitos constitucionais estavam sendo flagrantemente desrespeitados.

O drama da criança começou aos 3 meses de vida, quando sua família, que reside em Poxoréu, veio a Cuiabá pela primeira vez em busca de solução para o problema. A menina foi submetida a uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, quando sua família foi orientada para trazê-la a Cuiabá antes dela completar quatro anos e com uma ressonância magnética da coluna lombar. A família fez o que foi pedido e a criança chegou a fazer os exames pré-operatórios nos meses de janeiro, março e julho deste ano. No dia 7 de julho, a família da menina voltou a Cuiabá, quando foi marcada a data para a operação de Vitória Francisca: dia 20 de julho, no Centro de Equipamentos Médicos (CEM) d o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Mas a família da menina foi informada que o médico não iria atendê-la.

Diante das dificuldades encontradas para a realização da cirurgia e também do atendimento no Centro de Recuperação Dom Aquino Correa, a família buscou o apoio da Comissão de Infância e da Juventude da OAB/MT, cuja presidenta, Rosarinha Bastos, resolveu denunciar o fato ao secretário estadual de Saúde, ao secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Renato Tetilla, e ao presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria, Euze Carvalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet