Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ALERTA

UTI fechará as portas por 10 dias após morte por superbactéria

Os oito leitos para adultos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Regional de Sorriso (410 km de Cuiabá), onde ficou internada uma mulher de 21 anos e que morreu ontem, em Cuiabá, com Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), conhecida como ‘superbactéria’, permanecerão fechados por até dez dias para novos pacientes.



De acordo com a diretora geral do Hospital, Rejane Potrich, essa medida é necessária para desinfecção total do ambiente. “Permanecerá fechada entre sete a dez dias, até que se faça a busca para possível colonização da KPC no ambiente e feita a desinfecção total”, disse Potrich, em entrevista por telefone, ao Olhar Direto.

Segundo a diretora, a mulher que faleceu no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), em Cuiabá, vítima da KPC, era uma paciente do município de Feliz Natal, a 110 km de Sorriso, que estava há quase um ano doente. “Ela era uma paciente antiga, passou por uma série de internações na região, inclusive no Julio Muller. Voltou a Feliz Natal e retornou a Sorriso no ano passado. Provavelmente desenvolveu essa bactéria, ela tinha um diagnostico fechado e tomava vários antibióticos”, pontuou Rejane.

A médica Marli Kawahara, responsável pela UTI, também conversou com Olhar Direto. Segundo ela, nenhum médico conseguiu diagnosticar a doença da mulher. “Além de Sorriso, ela ficou cerca de 40 dias no Julio Muller e os exames médicos não confirmaram nenhum diagnóstico. A paciente piorou em dezembro e ficou internada em Cuiabá”.

Kawahara informou que a partir de agora estão sendo feitos os procedimentos para desinfecção do ambiente. “Estamos tomando os cuidados que normalmente se tomam em UTI, que é a lavagem de mãos, evitar contatos, entre outros. Além disso, estamos fazendo exames em pessoas que tiveram contato com a vítima e a desinfecção total do ambiente”, falou a médica.

Conforme a doutora, os leitos da UTI neonatal funcionam normalmente, já que fica em outro ambiente e os profissionais não têm contato com a UTI adulto. O Hospital Regional de Sorriso atende um consórcio de 13 municípios da região norte, incluindo Sinop.
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet