Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Estudantes que estavam no México voltam ao Brasil por causa da nova gripe

Um grupo de quatro estudantes que fazia intercâmbio no México desembarcou nesta sexta-feira (8) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Eles deixaram o país a pedido dos pais que ficaram preocupados com a nova gripe, conhecida também como gripe suína.


Os estudantes disseram que não havia registro de casos da gripe nas cidades onde moravam, mas, mesmo assim, a família decidiu pela volta deles. Os pais de Pedro Augusto Oliveira, de 17 anos, até deixaram Divinópolis (MG) de carro para pegar o filho em São Paulo. Isso porque eles temeram que o rapaz tivesse problemas no aeroporto por estar vindo do México.

“Se houvesse algum problema com ele, de ficar isolado em alguma sala ou num hospital nós já estávamos aqui para ficar com nosso filho”, afirmou o pai do garoto, o aposentado Mauro Sérgio de Oliveira, de 53 anos. Além do risco da gripe, os pais contaram ter decidido pela volta do filho porque as aulas foram suspensas por causa da doença. Ele estava passando a maior parte do tempo dentro de casa. 

A família do estudante Diego Baretta, de 18 anos, que é de Santa Catarina, passou a telefonar todos os dias após as notícias dos casos da gripe suína. “Eu queria ficar mais três meses, até acabar o intercâmbio, mas meus pais quiseram que eu voltasse logo”, contou. Baretta disse que não usava máscara diariamente porque não havia casos da doença onde estava. Colocava apenas quando ia a locais fechados e de grande concentração de pessoas.

“Lá eles estavam muito cuidadosos, falavam para a gente lavar a mão sempre, não se cumprimentar com beijo nem com aperto de mão”, comentou. Os estudantes contaram ter usado máscara no voo da Cidade do México até São Paulo e retiraram a proteção assim que chegaram ao Brasil.

O também estudante Lucas Bortoli, de 17 anos, que é do interior do Paraná, afirmou ter notado algumas pessoas assustadas dentro do voo do México para o Brasil. “Teve gente que nem quis comer o que serviram no avião”, contou ele, que disse também ter voltado a pedido dos pais, preocupados com o surto da nova gripe. Outro que também atendeu aos apelos da família foi Luiz Felipe Franco, de 18 anos, que é de Brasília e pegaria uma conexão no aeroporto de Guarulhos.

Segundo passageiros do voo, a aeronave estava com menos da metade dos assentos ocupados e a maioria das pessoas era brasileira. Eles contaram ter feito exame médico no México antes de entrar na aeronave.

“Uma pessoa que tenha os sintomas não consegue embarcar porque eles fazem vários exames”, disse o administrador Eduardo Ribeiro. Ele afirmou ter sido fotografado e ter informado o endereço no Brasil às autoridades mexicanas antes de pegar o avião para São Paulo.

Ele trabalha numa multinacional, mora no país há três anos e todo fim de semana vem ao Brasil. Como vive na Cidade do México, Ribeiro contou que está usando máscara constantemente. A família e os amigos no Brasil até questionaram se não havia risco de ele viajar, mas o administrador disse que os tranquilizou.

Já a psicóloga Priscila Kich, de 26 anos, que saiu de Los Angeles, nos Estados Unidos, e fez conexão na Cidade do México, disse ter pedido a alguns parentes que não a visitasse nesta semana para evitar problemas caso ela tenha se contaminado com o vírus da nova gripe. “Tenho um afilhado de 1 ano e achei melhor não irem me visitar logo agora”, contou ela, que mora em Santa Catarina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet