Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Turismo

Gripe Suína

Turistas adiam pacotes para exterior, mas não preocupam agências de MT

Foto: Reprodução

Turistas adiam pacotes para exterior, mas não preocupam agências de MT
Com o vírus Influenza A (H1N1), conhecido como Gripe Suína, espalhando-se por diversos países, as agências de viagens têm sentido uma leve diminuição na venda de pacotes internacionais. Apreensivos, alguns clientes chegam a cancelar viagens a países que estão com maior número de casos, temendo a contaminação. No entanto, empresário do ramo turístico em Cuiabá dizem que o susto foi maior que o prejuízo.


Justiniano Pereira da Silva, proprietário da agência Ametur Turismo, em Cuiabá, diz que, com as primeiras notícias sobre a pandemia da Gripe, ele imaginou que haveria uma “avalanche” de cancelamentos de viagens internacionais.

No entanto, Justiniano afirma ter sido surpreendido, pois os cancelamentos têm sido bastante inferiores às expectativas. Ele calcula que entre 10 e 20% dos pacotes para o exterior tem sido cancelados nas últimas semanas, principalmente para Argentina e Chile, que compreende destinos bastante procurados pelos brasileiros nesta época do ano, como Buenos Aires, Bariloche e Santiago.

“Houve uma pequena onda de cancelamento anteriormente, mas agora está caminhando para a normalidade. Os clientes estão achando que foi muito escândalo para pouca coisa, pois os índices de mortalidade da doença são muito pequenos e aqui no Brasil o vírus também existe”, explica Justiniano.

Oiran Guitierrez, diretor regional das agências CVC e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, diz que houve, sim, vários adiamentos de viagens, principalmente aquelas para a Argentina, mas que os cancelamentos foram raros.

Ele concorda com Justiniano quando diz que foi muito barulho por pouco. “A dengue mata muito mais que essa gripe”, brinca Oiran, mas dizendo uma grande verdade. Além do mais, ele explica que é oneroso cancelar pacotes, por conta de multa de contrato, taxas, etc. Então, algum cliente que está “em cima do muro”, acaba viajando ou apenas adiando.

Tranquilo, Oiran não vê muito com o que se preocupar. Ele apenas orienta seus clientes segundo o Ministério da Saúde, que diz que idosos, crianças e pessoas com a imunidade afetada devem evitar as viagens por agora.

As recomendações - No último dia 23, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que idosos com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos de idade, gestantes, pessoas com imunodepressão (pacientes com câncer, em tratamento para aids ou em uso regular de corticóide), diabetes, cardiopatia, doença pulmonar ou renal crônica, adiem viagens para os Estados Unidos, Canadá, Mexico, Chile, Argentina e Austrália, países onde há transmissão sustentada da Influenza a (H1N1).

Temporão ressaltou que o Ministério da Saúde não determinou a proibição de viagens para países afetados pela gripe. Segundo ele, deve haver “prudência e bom senso nesse momento”, uma vez que as férias estão chegando, o que aumenta a circulação de turistas brasileiros em países com casos confirmados da doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet