Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

“Pensei que iria perder minhas pernas”, diz menina que passou mal após tomar vacina contra HPV

Após receber alta de hospital, em Santos, nesta quarta-feira (10), uma das adolescente que passou mal após tomar vacina contra HPV, Mariana Freitas, 12 anos, disse que ficou sentiu muito medo de não voltar mais andar. Além dela, pelo menos outras dez meninas tiveram reações, como dores de cabeça e falta de sensibilidade nas pernas, após ser vacinadas, em Bertioga, litoral de São Paulo.

— Pensei que iria perder minhas pernas, não conseguia mais andar.

Luana Barros, 12 anos, que também deixou o hospital nesta quarta-feira afirmou que estava saudável até tomar a vacina. Ela e Mariana foram internadas no último sábado.

— Do nada, o corpo começava a tremer, não sei de onde sai, a perna e os pés a suava muito.



A adolescente Natália Barbosa, 13 anos, que ficou com as pernas paralisadas continuava sob cuidados médicos, na noite desta quarta-feira.

 

A secretaria está acompanhando de perto os casos das jovens e já descartou qualquer problema com o lote de vacinas utilizado em Bertioga. De acordo com a responsável pelo setor de Imunizações da secretaria, Helena Sato, a vacinação contra o HPV vai continuar em todo o Estado.

— Casos como os dessas meninas são muito raros, mas não se atribuem a vacina. Esses sintomas podem acontecer, principalmente em meninas na adolescência, porque elas ficam ansiosas por tomarem medicações injetáveis, chamamos isso de ansiedade pós-imunização.
 

Helena enfatiza que não há nenhuma associação dos sintomas apresentados pelas adolescentes de Bertioga com a aplicação da vacina, uma vez que, o mesmo lote composto por 320 mil doses, vem sendo aplicado desde o início do mês em estudantes de todo o Estado de São Paulo.

— Continuaremos a vacinação normalmente. Temos que enfatizar que essa vacina é segura e muito importante para todas as mulheres, já que previne o câncer do colo do útero, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mata cerca de 25 mil mulheres por ano.

 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet