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Sábado, 20 de julho de 2024

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impossível o erro

Pedal único para freio e acelerador pode evitar acidentes

Pisar no acelerador, quando a situação exige frear, não é um acontecimento frequente, mas acontece e pode estar por trás de muitos dos acidentes

Pisar no acelerador, quando a situação exige frear, não é um acontecimento frequente, mas acontece e pode estar por trás de muitos dos acidentes que provocaram os gigantescos recalls da Toyota nos Estados Unidos e, anos atrás, de problemas semelhantes com carros da Audi. Uma experiência pessoal desse tipo motivou o inventor japonês Masuyuki Naruse a criar um sistema que torna impossível o erro do motorista, diminuindo os riscos da aceleração involuntária.


A proposta de Naruse altera radicalmente o posicionamento usado por todos os fabricantes de carros do mundo, unificando num só pedal as funções de acelerador e freio. Para acelerar, em vez de pressionar o pedal, o motorista pressiona uma alavanca com a lateral direita do pé, enquanto para frear, basta pisar normalmente para a frente.

Outro projeto com a mesma intenção foi desenvolvido pelo sueco Sven Gustafsson e está sendo testado pela Saab em alguns de seus carros. Ele criou um pedal com dupla função em que o acelerador é acionado pela ponta do pé e o freio pelo pressionamento normal para a frente. Um apoio para o calcanhar mantém o pé do motorista sempre na posição correta.

A prova de pânico

Segundo o inventor japonês, a tendência natural dos motoristas em situações de pânico é pisar fortemente no pedal do freio e, se houver um erro, isso pode levar a uma súbita aceleração. O problema é muito mais grave nos carros automáticos já que, neles, pisar fundo no acelerador provoca também uma redução de marcha, um recurso conhecido como “kick down”, usado nas ultrapassagens.

Segundo autoridades de trânsito japonesas, no ano passado ocorreram no país cerca de 6.700 acidentes atribuídos à aceleração involuntária causada pelo pressionamento errado dos pedais. Neles, 37 pessoas morreram e mais de nove mil resultaram feridas, entre ocupantes dos veículos, pedestres e ciclistas. O sistema de Naruse está sendo usado em mais de 150 carros, na maioria de amigos do inventor.

A disposição dos pedais atualmente utilizada por todos os fabricantes nem sempre foi universal. Muitos dos primeiros automóveis tinham o acelerador ao centro e o freio à direita e, no Ford modelo T, o acelerador era operado manualmente, enquanto os pedais realizavam a troca de marchas para a frente, a ré e acionavam os freios. Nos carros automáticos, as propostas dos dois inventores levariam ao uso de um único pedal.
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