Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Segmento de veículos mantém ritmo de crescimento em agosto

Depois de experimentar por vários meses a retomada do crescimento, a economia mato-grossense começa a dar sinais de que deve desacelerar e se manter estável. O segmento de veículos, responsável por 8,2% do PIB estadual no primeiro semestre de 2010 (dados da Sefaz), é um dos principais indicadores de que a tendência é o equilíbrio econômico. Em agosto o número de emplacamentos de veículos manteve o ritmo registrado nos últimos meses, porém, sem grandes acréscimos.


Segundo levantamento do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv), no último mês foram emplacados 10.600 veículos em Mato Grosso. Houve aumento de 2% em relação ao mês anterior, julho, quando foram comercializados 10.383 veículos no estado. O percentual evidencia a estagnação do setor.

Na comparação com o mês de agosto de 2009, essa diferença sobe para 8,77%. À época, o registro foi de 9.745 veículos emplacados. Esse é o índice geral, que inclui os segmentos de automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motos e semi-reboques. Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, o resultado era esperado pelos concessionários. “Essa estabilidade é considerada normal”, afirma.

Desses 10.600 veículos, praticamente metade refere-se à motocicletas. Foram comercializadas 5.249 novas motos no estado. Para Boscolo, a principal causa desse cenário é a recuperação do crédito aliada à diversidade de ofertas do transporte. “No Brasil, já existem 49 marcas de motos, Mato Grosso possui 10 delas espalhadas em 120 concessionárias, portanto tem opção para todos os gostos e todos os bolsos”, explica o presidente.

O segmento de automóveis foi um dos responsáveis por alavancar os dados na comparação julho – agosto. No primeiro mês haviam sido emplacados 3.009 autos no estado, já no mês passado foram 3.561, acréscimo de 18,3%. Paulo Boscolo explica que esse é um reflexo do efeito Copa do Mundo. “Em julho o foco do consumidor se voltou para outros itens, enquanto em agosto tivemos mês pleno, com mais dias trabalhados e consequente maior procura pelas concessionárias”.

Acumulado do ano – De acordo com o levantamento, Mato Grosso experimenta uma leve queda no total de emplacamentos nos oito meses de 2010 em relação a igual período de 2009. Neste ano, já foram comercializados 68.713 veículos no estado, enquanto no mesmo período do ano passado esse número era de 68.945.

Cuiabá – A capital mato-grossense acompanhou o comportamento do estado. Em agosto foram emplacados 2.981 novos veículos na cidade, o correspondente a 5,5% mais que em julho e 6,27% mais que em agosto de 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet