Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Toyota começa construção de fábrica no Brasil para produção de compacto

A Toyota do Brasil deu início nesta quarta-feira (8) à construção de sua terceira fábrica no país. A nova unidade brasileira, localizada no quilômetro 92 da rodovia Castelo Branco, em Sorocaba, interior de São Paulo, exigirá investimento de cerca de US$ 600 milhões para a produção de 70 mil unidades por ano do compacto Etios. O novo modelo, desenvolvido pelo Japão para países emergentes, sairá da linha de montagem nacional a partir do segundo semestre de 2012 e será exportado para outros países da América do Sul.


“Há muito tempo a Toyota vem apresentando interesse no Brasil. Prova disso é que São Bernardo do Campo recebeu a primeira fábrica da marca fora do Japão”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Atsuhi Niimi. “Hoje a empresa tem cerca de 50 fábricas em todo o mundo, sendo três apenas no Brasil”. A unidade no ABC paulista foi fundada em 1958 e, atualmente, produz peças para abastecer a planta de Indaiatuba, onde é produzido o sedã Corolla desde 1998.


Agora vamos entrar em um dos segmentos mais promissores do país"Shozo Hasebe, presidente da Toyota MercosulA construção de uma nova fábrica para a produção de um carro compacto é uma estratégia da fabricante japonesa para aumentar a participação no mercado nacional. A estimativa é que o novo modelo eleve para até 8% o market share da marca. “O Brasil vem demonstrando um crescimento constante puxado, principalmente, pela demanda interna”, afirma o presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe.

“Agora vamos entrar em um dos segmentos mais promissores do país, com um produto de menor preço e a alta qualidade e desempenho da nossa marca, fazendo do compacto um enorme sucesso de vendas no país.”

Crise adiou plano de produção
O início da produção estava previsto para 2011, mas por causa da crise internacional a fabricante optou por segurar os investimentos. Agora, com a retomada do mercado, ela espera que este ano o Brasil alcance a quarta posição no ranking de vendas mundial de veículos.

“A estabilidade econômica, com a ausência de inflação e a melhor distribuição de renda diminuíram os impactos da crise no país, mesmo com o crescimento negativo em 2009”, afirma o diretor da secretaria de desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Paulo Bedran. “Segundo uma consultoria contratada recentemente pelo Ministério, nos próximos 15 anos o Brasil irá atingir a marca de 6 milhões de veículos vendidos por ano.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet