Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Venda de veículos importados cai 29% em janeiro, informa associação

As vendas de veículos importados no Brasil caíram 28,9% em janeiro em relação a dezembro passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). As 30 marcas associadas - entre elas Audi, BMW, Porsche, Ferrari, Kia, Volvo, Land Rover e Chery - emplacaram 9.572 unidades no primeiro mês do ano contra 13.459 em dezembro.


Na comparação com janeiro de 2010, quando foram importadas 4.954 unidades, houve alta de 93%. A Abeiva ressalta que a participação dos importados no mercado brasileiro neste começo de ano subiu de 3,73% para 4,16%. Na última terça, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores na última terça (2) reportou que o volume de vendas no país caiu 36% em janeiro.

O presidente da associação, José Luiz Gandini, diz que o percentual de queda nas vendas na comparação mensal ficou dentro do histórico da última década do setor automobilístico para o primeiro mês do ano. “Ainda assim, se tivéssemos tido mais produtos em janeiro, poderíamos ter obtido resultado próximo ao desempenho de dezembro de 2010”, afirma.

A estimativa de vendas da Abeiva para 2011, de 165 mil unidades, pressupõe emplacamento mensal da ordem de 13,7 mil unidades. “Certamente, em janeiro e em fevereiro, não conseguiremos atingir esse total. Mas a partir de março pretendemos recuperar a venda média mensal projetada”, diz Gandini. Em 2010, foram vendidas 105.858 unidades.

Ranking de marcas
No ranking de vendas por marcas, a sul-coreana Kia continua líder entre as associadas, com 4.578 veículos emplacados em janeiro, o que representa quase a metade do total dos importados pela Abeiva. Mais da metade das vendas da marca ficou com os modelos Cerato e Soul. Em segundo lugar aparece a chinesa Chery, que em 2010 registrou alta de 1.300% nas vendas, com 962 emplacamentos no mês. Quase metade ficou por conta do Face, com 459 unidades vendidas, seguido pelo Tiggo (336). Em terceiro, ficou a Effa, com 530 veículos vendidos, seguida pela BMW, com 512.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet