Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Coletiva da Ford caminhões faz lançamento do novo cargo e da transit na Argentina

A Ford realizou sua primeira entrevista do dia no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, lançando na Argentina a nova linha de caminhões Cargo, que são fabricados no Brasil. Durante a coletiva, a Ford também anunciou o início das vendas da Transit Furgão também no mercado argentino.




Enrique Alemañy, presidente da Ford Argentina, destacou a importância do mercado de caminhões para a Ford na região. "Os novos caminhões Cargo representam um avanço na qualidade, além do design moderno e os novos padrões de conforto que oferecem", disse Alemañy.



A linha de caminhões Novo Cargo 2012 chega à Argentina nos modelos Cargo 1722 e Cargo 1932 com a opção de cabine-leito nesse mercado. Pela primeira vez a Ford Caminhões oferece uma cabine leito para mercados do Cone Sul.



Os novos caminhões

A Linha Novo Cargo 2012 é o principal lançamento da Ford nos últimos anos e está disponível nos 20 distribuidores Ford exclusivos da Argentina, além dos 134 do Brasil. Produzida na fábrica de São Bernardo do Campo, no Brasil, a linha tem como objetivo oferecer um produto de excelência, em cujo projeto foram investidos R$670 milhões.



A linha de caminhões Novo Cargo 2012 é a grande atração da Ford na área de veículos comerciais do Salão Internacional de Buenos Aires. No estande exclusivo, o objetivo é ressaltar o novo caminão e o salto qualitativo no design e conforto do produto, atributos que vêm se somar à sua reconhecida robustez e confiabilidade.



A principal novidade da linha na Argentina é a incorporação dos modelos Cargo 1722 e Cargo 1932 com a opção de cabine-leito e vários itens de conforto. O design apresenta elementos da linguagem de design Kinetic para veículos comerciais, trazendo um balanço perfeito de funcionalidade e modernidade.



Cinco modelos

A linha Novo Cargo 2012 é composta na Argentina por cinco modelos - Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1722, Cargo 1932 e Cargo 2632 - que cobrem os segmentos de 13 a 31 toneladas de peso bruto total. Eles são totalmente novos, com cabine moderna e uma série de avanços para oferecer um nível superior de conforto.



Entre eles, estão a nova suspensão da cabine com quatro amortecedores, novo painel moderno e econômico, banco do motorista com suspensão pneumática e múltiplas regulagens e coluna de direção com ajuste pneumático. Os novos Cargo vêm também com vidros, retrovisores e travas elétricas e chave com código eletrônico antifurto (PATS). Os modelos Cargo 1722 e Cargo 1932 oferecem, adicionalmente, a opção de cabine-leito, com cama de 1,90 por 0,57 metro, uma das maiores do mercado.



Facilitar a operação e manutenção foi, também, um dos objetivos no desenvolvimento da nova linha, que traz cabine com basculamento hidráulico e ângulo maior de abertura.



O design Kinetic da Ford, que expressa energia em movimento e está presente nos novos produtos da marca, como o New Fiesta e o Kuga, também inspirou o estilo dos novos caminhões Cargo. Ele pode ser notado nas linhas do capô, para-brisa, nas portas de tamanho maior e nos faróis e lanternas.



A reconhecida robustez e simplicidade do chassi dos caminhões Cargo ganha um salto de qualidade nos modelos 2012, com a confiabilidade dos motores e novas transmissões totalmente sincronizadas.



A linha Novo Cargo 2012 traz um trem de força otimizado, que inclui os motores Cummins, reconhecidos pela potência e economia, e as transmissões Eaton, combinando a força do conjunto mecânico com a resistência dos chassis.



Outra novidade

e é o sistema de acionamento da transmissão por meio de cabos, que além do funcionamento eficiente e suave permite o fechamento hermético da cabine, com melhor vedação contra ruídos e poeira.



"Este é o maior lançmento da nossa história recente. Temos uma grande tradição em caminhões e chegamos à Linha Novo Cargo 2012 com um projeto que envolveu a participação da engenharia global da Ford. Sob a direção de nossas equipes de Engenharia e Design de Camaçari, São Bernardo do Campo e do Campo de Provas de Tatuí, no Brasil, desenvolvemos veículos comerciais de última geração. Mais de 50 protótipos rodaram por toda a América Latina e as pesquisas e clínicas com frotistas e autônomos nos dão a certeza de oferecer um dos melhores produtos da categoria", diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.



Os novos caminhões foram testados em mais de 450.000 km nas pistas do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, e nos mais variados tipos de piso, altitude e clima da América Latina para garantir um alto nível de qualidade, conforto, confiabilidade e durabilidade.



O lançamento da Linha Novo Cargo 2012 é uma mostra do forte compromisso da Ford América do Sul com o segmento de veículos comerciais e do seu foco no desenvolvimento contínuo de veículos que os clientes querem e valorizam, com tecnologia de última geração e conforto, somados a um desenho moderno e atraente.



Principais atributos da Linha Novo Cargo 2012



Design, Funcionalidade, Qualidade

· Cabine totalmente nova, moderna, bonita, ampla e confortável, com duas configurações: simples e leito, e novas opções de cores.

· Produzida com processos avançados, incluindo colagem dos vidros por sistema robotizado. Vidros verdes e para-brisa degradê em toda a linha.

· Válvulas no painel traseiro da cabine para renovação do ar mesmo com os vidros fechados.

· Lanternas dianteira e traseira maiores, bonitas e de grande visibilidade.

· Degraus de acesso à cabine robustos e funcionais, com grade vazada em formato colmeia que evita o acúmulo de água.

· Nova tomada de ar do motor, instalada sob o capô. Nos modelos 6x4, ela permanece atrás da cabine, com um conjunto totalmente novo e em posição elevada para a captação de ar mais limpo.

· Painel de instrumentos com novo design, envolvente e com comandos à mão. Fácil leitura das principais informações do veículo, por meio de indicadores luminosos.

· Velocímetro separado do tacógrafo para fácil visualização de todas as informações e hodômetro digital com horímetro, relógio e código de falhas do motor.

· Bancos revestidos em tecido e novos materiais de acabamento, de toque agradável e grande durabilidade.

· Diversos porta-objetos, porta-copos e porta-garrafas na cabine, incluindo um compartimento para malas sob o banco leito e porta-objetos no teto da cabine leito.

· Espaço para o macaco, triângulo e chave de roda sob o banco do passageiro.

· Novos limitadores de porta, de melhor acabamento, robustos e silenciosos.



Conforto, Versatilidade

· Cabine totalmente vedada contra poeira e ruídos e com suspensão, composta por quatro conjuntos de amortecedores, para um padrão superior de conforto.

· Duas novas alças de acesso internas, robustas e ergonômicas, facilitam a entrada e saída do veículo.

· Bancos com desenho anatômico, espumas e revestimentos de qualidade e várias opções de regulagem para o motorista. Opção de "captain chair", com suspensão pneumática.

· Sistema de ventilação e ar-condicionado com filtro de pólen e função de recirculação de ar.

· Novo volante e coluna de direção com ajuste pneumático de inclinação e altura para o motorista selecionar a posição mais ergonômica de dirigir.

· Freio de emergência de fácil acesso na parte central do painel.

· Vidros elétricos de série, com a função de um toque para abertura, e travas elétricas opcionais, com comando na chave, nas maçanetas internas e no painel.

· Nova iluminação interna com luzes de leitura individuais.

· Acendedor de cigarro, tomada de 12 V e 24 V e ponto de ar comprimido para limpeza da cabine.

· Preparação para a instalação de som, com antena, chicote e alto-falantes nas portas.



Dirigibilidade, Robustez, Confiabilidade

· Equipado com a avançada linha de motores Cummins, reconhecidos pela robustez, durabilidade, economia e baixo custo de manutenção.

· Novas transmissões Eaton da famílias FS, com seis marchas e primeira sincronizada em todos os modelos médios.

· Novas transmissões Eaton FTS, com oito marchas mais duas reduzidas, totalmente sincronizadas, nos modelos 6x4. Mais facilidade de operação e engate, além de robustez.

· Nova transmissão FTS com 12 marchas mais uma reduzida, totalmente sincronizada, no cavalo-mecânico Cargo 1932.

· Novo sistema de acionamento da transmissão, através de cabos, torna os engates mais leves, suaves e precisos.

· Embreagens de especificação superior, mais robustas e duráveis, em todos os modelos, produzidas pela Eaton e Sachs.

· Novo sistema de acionamento da embreagem, tipo "catapult", reduz o esforço do motorista (de 18 para 16 kg).

· Novo eixo traseiro 6x4 da Arvin Meritor com aprimoramentos na carcaça, que aumentam ainda mais a sua robustez e durabilidade.

· Suspensão dianteira recalibrada para oferecer maior conforto, junto com a suspensão da cabine.

· Manômetros de freio, elétricos e individuais (motores de passo) de maior precisão, com aviso de baixa pressão para cada circuito e ponteiros indicadores.



Segurança

· Espelhos retrovisores amplos e bipartidos de excelente visibilidade, com comando elétrico opcional de fácil manuseio.

· Retrovisor lateral superior adicional no cavalo-mecânico para facilitar as manobras e redução dos pontos cegos.

· Comandos dos piscas, farol alto, buzina, lavador e limpador do para-brisas reunidos em uma nova alavanca multifuncional do lado esquerdo da direção.

· Travas elétricas opcionais, com acionamento global através da chave de ignição, da fechadura as portas ou pela maçaneta interna.

· Travamento automático das portas quando o veículo atinge 8 km/h, confirmado pela piscada das luzes de direção. Função de retravamento automático quando nenhuma porta é aberta após o destravamento.

· Chave com sistema global de segurança antifurto PATS da Ford, dotado de código eletrônico que impede o funcionamento do motor com uma chave não programada. O motorista pode também fazer o bloqueio eletrônico do caminhão por meio de um código numérico inserido no cilindro da ignição.

· Novo tacógrafo com tela digital que indica data, hora, quilometragem e código de falhas, com informação de velocidade dos módulos do motor.

· Freios com nova válvula APU, dotada de pórticos adicionais para a instalação de acessórios.

· Válvulas do sistema de freios posicionadas na parte central do painel de instrumentos, em local de fácil acesso.

· Capô com fechadura usando a mesma chave do veículo.

· Vareta medidora de óleo do motor protegida pelo capô, que impede o acesso de pessoas não autorizadas.



Manutenção, Facilidade, Economia

· O projeto do Novo Cargo contou, desde o início, com a participação da área de Serviços para facilitar a manutenção do veículo e diminuir o tempo das operações.

· Basculamento da cabine feito por um novo sistema de acionamento hidráulico, com menor esforço e ângulo de abertura maior para facilitar o acesso ao motor.

· O acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine para verificações de rotina. Sua tampa, confeccionada em plástico, tem fechadura e abertura sustentada por dois amortecedores.

· Reservatório de expansão com novo design, mais robusto e de fácil visualização.

· Novo reservatório do lavador do para-brisa, com capacidade ampliada para X litros.

· Para-choque dianteiro composto por três partes, de custo menor em caso de necessidade de substituição.

· Diagnóstico do motor mais preciso por meio do visor digital no painel, que além de sinalizar anomalias informa o código de falha.

· Caixa de fusíveis de fácil acesso, na extremidade direita do painel,.

· Limpeza do para-brisa facilitada por duas alças instaladas sob o vidro e apoio para o pé no para-choque.

· Nova coluna de direção, com sistema "lube for life", dispensa a lubrificação por graxeiras.

· O design da carroceria facilita a troca de lâmpadas e a eventual substituição do farol, bastando retirar a máscara protetora fixada no para-choque.

· Fácil acesso à parte traseira da cabine, incluindo um passadiço com escada no cavalo-mecânico.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet