Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Continental investe em pneus feitos de látex de flor

Pneu ecológico deixa de ser somente aqueles que ajudam a reduzir o consumo de combustível do carro. Agora, a indústria de pneumáticos investe em matérias-primas alternativas à borracha. De acordo com a fabricante Continental, cientistas da Universidade de Müster, na Alemanha, desenvolvem um látex proveniente da flor dente-de-leão, que já começa a ser testada nos pneus da marca.


Segundo a pesquisa, o látex da planta medicinal tem a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira. Com a descoberta, a Continental passou a integrar o consórcio de institutos de pesquisas e parceiros industriais para dar continuidade ao desenvolvimento do novo produto e conseguir escala industrial.

Entre as vantagens da flor dente-de-leão está o cultivo sustentável. Isso porque a seiva da seringueira, extraída principalmente no sudeste da Ásia, tem uma procura maior do que a sua oferta, o que reflete nos custos de produção. Além disso, a seringueira está ameaçada pela contaminação de fungos. A borracha natural é uma opção à utilização de uma fonte não-renovável, como o petróleo, empregado na fabricação da borracha sintética.

Para tornar possível a exploração industrial de borracha natural do dente-de-leão, os bioquímicos da universidade descobriram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente para ser extraída da planta.

Segundo o parecer dos pesquisadores, futuramente cerca de 1/10 da demanda alemã de borracha poderia ser suprida pelo dente-de-leão, que tem período de crescimento de apenas um ano, da semeação até a colheita, contra os cinco a sete exigidos para o cultivo da borracha tradicional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet