Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Toyota renova nos Estados Unidos o sedã Camry após cinco anos

Foto: Divulgação

Toyota renova nos Estados Unidos o sedã Camry após cinco anos
A Toyota revelou nesta terça-feira (23), nos Estados Unidos, a primeira renovação do sedã Camry em cinco anos. Enquanto a montadora japonesa promete novas tecnologias e outras atualizações, o carro líder do segmento nos Estados Unidos enfrenta uma luta para permanecer no topo. Atualmente, quem ganha espaço no segmento é a sul-coreana Hyundai.


O novo Camry é oferecido em dois motores, um 2.5 de 178 cavalos de potência e outro 3.5 V6 de 268 cv. Já a versão híbrida, o Camry Hybrid, que utiliza o conjunto de um motor elétrico com um a combustão 2.5, tem 200 cavalos de potência e promete consumo médio de 18,28 km/l.

Para atacar o mercado com o modelo 2012, a fabricante japonesa não economizou recursos. O carro chega às lojas norte-americanas em outubro, com preços menores do que a versão anterior. A versão de entrada, por exemplo, a LE está US$ 200 mais barata e sai agora por US$ 20 mil. Já a versão SE custa US$ 23 mil, cerca de US$ 1.000 mais barato do que o modelo 2011. A versão topo de linha XLE tem preço sugerido em US$ 24.725, US$ 2 mil mais em conta.

O Camry Hybrid também ganhou reposicionamento de preço, US$ 1.500 mais barato, ele sai por US$ 25,5 mil.

Outra ação ofensiva para atrair a atenção do público será a apresentação do carro no intervalo do Super Ball, a final do campeonato de futebol americano, transmissão que, nos Estados Unidos, é recordista de audiência. Além disso, o Camry será o carro-madrinha (pace car) na Daytona 500, a principal prova do campeonato de automobilismo Nascar. O evento acontece em Daytona Beach, na Flórida.

Concorrentes de peso
A montadora lançou o sedã em eventos simultâneos na Califórnia, Michigan e na fábrica de Georgetown, em Kentucky, onde o modelo é feito. O Camry vai levar um sistema de entretenimento chamado Entune, que permite que os motoristas se conectem a aplicativos móveis, como o Pandora.

Analistas dizem que a competição de rivais nunca foi tão forte. O Hyundai Sonata foi elogiado por seu estilo afiado, economia de combustível e preço - começa em US$ 500 menos do que o Camry 2011 - enquanto a General Motors em breve lançará um redesenhado Chevrolet Malibu. Nissan Altima, Ford Fusion e Honda Accord também estão se fechando sobre o Camry.

Até julho deste ano, a Toyota vendeu 174.485 unidades do Camry, volume 8% menor do que o mesmo período em 2010. Isso ainda representa 20 mil a mais do que seu mais próximo rival, o Nissan Altima, mesmo com escassez de oferta causados pelo terremoto no Japão.

A Toyota introduziu o Camry nos Estados Unidos em 1983 para competir com o Honda Accord. Ele rapidamente emplacou no mercado por causa de sua reputação de confiabilidade e de baixo consumo de combustível. O Camry superou o Ford Taurus em 1997. Foi o carro mais vendido nos Estados Unidos desde então, exceto para 2001, quando foi ultrapassado pelo Honda Accord.

Mesmo sob polêmica do recall de centenas de unidades que apresentaram problemas nos pedais do acelerador, que prendiam no tapete do carro, O Camry se manteve na liderança. Mas as vendas do modelo caíram 8% naquele ano (2010), enquanto as vendas do Hyundai Sonata subiram 64%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet