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Domingo, 21 de julho de 2024

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Chinês Effa M100 deve virar nacional em 2012

Foto: Divulgação

Chinês Effa M100 deve virar nacional em 2012
A alta em 30% pontos percentuais do IPI começa a surtir efeito mais profundo entre os veículos importados. O grupo Effa, que controla as marcas Changhe e Lifan, quer reativar uma antiga planta em Manaus e, num segundo momento, dar nacionalidade brasileira ao M100, hoje importado da China.


A primeira etapa será reativar uma planta pertencente ao grupo em Manaus (AM), que há cerca de dois anos montou aproximadamente 20 unidades do M100 – alguns desses exemplares foram destinados ao uso de concessionárias, e outros foram de fato comercializados. "A interrupção da montagem do modelo ocorreu por conta da logística onerosa", disse Clóvis K. Rodrigues, gerente de Marketing da empresa (a alta do IPI teria tornado a condição atraente novamente). Estima-se que o utilitário Mini Star saia da linha de produção já no final do 1º semestre do ano que vem.

Ainda em 2012, o chinês M100 deve ganhar nacionalidade brasileira. Santa Catarina e Goiás são os Estados que devem abrigar a nova planta, onde a empresa montará o compacto, inicialmente, sob o regime de CKD (em que o carro chega desmontado do país de origem). Rodrigues ressalta que dos 11 pontos estipulados pelo governo, 6 serão contemplados pelo compacto – o que lhe garante o índice de 65% de nacionalização. Carro outrora mais barato do país, o Effa M100 custa R$ 24.980.

Lifan
Já os carros da conterrânea Lifan continuarão as ser montados no Uruguai. A empresa opera atualmente uma ampliação da capacidade da fábrica uruguaia, processo que "já está em curso e não tem data para ser concluído", afirma Rodrigues. De país vizinhos são importados o compacto 320, “inspirado” no Mini Cooper, e o sedã 620.
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