Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Peugeot-Citroën cortará 6 mil empregos na Europa em 2012

A PSA Peugeot Citroën anunciou nesta quarta-feira (26) que planeja demitir 6 mil funcionários no ano que vem na Europa, 5 mil administrativos e 1 mil nas linhas de produção, dentro de um programa econômico para enfrentar a deterioração das contas no 3º trimestre e a crise econômica europeia. A montadora francesa afirmou que o lucro anual deverá ficar bem abaixo do esperado, perto do equilíbrio entre receita e despesa, o chamado "break-even".


A direção da empresa apresentou ao comitê europeu da companhia, reunido nesta quarta em Paris, um programa de corte de gastos no total de 800 milhões de euros em 2012, dos quais 400 milhões sairão da redução de funcionários e o restante de contenção com compras.

A PSA deve apresentar em breve como a redução vai afetar os funcionários de cada país e enfatizou que "as medidas pretendem simplificar as estruturas do grupo e ajustar os projetos, em particular no comércio, marketing, informática, pesquisa e desenvolvimento".

Números do trimestre
Além da crise europeia, a montadora afirma que sofrerá "um impacto negativo" da ordem de 300 milhões de euros devido a reflexos do tsunami que atingiu o Japão em março passado. Outros 700 milhões em gastos são consequencia da alta no preço do aço e de outras matérias-primas.

Os negócios nos 9 primeiros meses do ano para a PSA somaram 44,585 bilhões de euros, um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2010. Mas, no 3º trimestre, a alta se limitou a 3,5% com 13,45 bilhões de euros, explicou o grupo em comunicado. Esse valor está bastante ligado à alta de 16% do grupo Faurecia, fabricante de componentes, no período.

Considerando apenas a produção de carros, houve queda de 1,6% nas vendas na comparação com julho a setembro de 2010, totalizando 9,31 bilhões de euros, devido ao retrocesso na Europa, que só foi parcialmente compensado com o crescimento fora do continente. Nesta quarta, a PSA deverá anunciar novos investimentos no Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet