Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Grupo PSA cortará 4 mil empregos na França, afirmam sindicatos

O grupo PSA Peugeot Citroën eliminará 4 mil postos de trabalho na França em 2012, de acordo com informações de fontes sindicais francesas divulgadas nesta terça-feira (15). Este processo faz parte de um plano que prevê o corte de 6 mil empregos na Europa anunciado pela montadora. Em outubro, a empresa confirmou o corte de milhares de postos de trabalho em decorrência de maus resultados financeiros.


Contudo, ao mesmo tempo, a PSA divulgou novos investimentos no Brasil que irão duplicar a capacidade de produção no país. Em 26 de outubro, o grupo anunciou que no período de 2012 a 2015 investirá R$ 2,3 bilhões no Brasil para duplicar a capacidade de produção de sua fábrica em Porto Real, RJ.

Os sindicatos franceses afirmam que a decisão de cortes afetará 1 mil trabalhadores da produção, 500 em pesquisa e desenvolvimento e 400 em outros departamentos, como o marketing. O restante dos empregos, entre 2,2 mil e 2,5 mil, serão de empresas terceirizadas.

"Este plano é lamentável quando vemos as remunerações de nossos diretores e os dividendos de 200 milhões de euros que obtiveram", afirmou Ricardo Madeira, delegado do CFDT, segundo maior sindicato da França. A segunda maior montadora europeia possui na França três centros de pesquisa e desenvolvimento em Sochaux (leste), Veluzy e La Garenne, nas imediações de Paris.

No total, a PSA emprega 167 mil pessoas na Europa, das quais 100 mil na França. O setor automototivo é considerado estratégico para a economia francesa, pois representa 10% do mercado de trabalho neste país.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet