Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Chevrolet Volt

Primeiras impressões: Chevrolet Volt

É possível escolher três modos de direção: o Normal, usado na maior parte do tempo; o Esportivo, em situações que exigem uma aplicação mais rápida de torque, como nas rodovias; e o Aclive — nesse último, a autonomia elétrica do veículo ...

Foto: (Foto:Divulgação)

Primeiras impressões: Chevrolet Volt
Criada para mostrar ao consumidor brasileiro a maior aposta da General Motors na atualidade, a expedição do Chevrolet Volt chegou na última terça-feira (6) a Pernambuco. O test drive serve para dar um gostinho da tecnologia aplicada nesse híbrido em que o motor elétrico predomina em relação ao a combustão. Mas ainda não há previsão de venda do carro no Brasil.


O G1 experimentou o sedã por um percurso de cerca de 25 km entre Jaboatão dos Guararapes e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. O comboio de cinco carros percorreu basicamente um trecho urbano, com pontos de lentidão, durante 1 hora.

No Volt, a grande atração é que a bateria de íon-lítio de 16kWh permite que o usuário rode até cerca de 60 quilômetros apenas no modo elétrico, sem gerar qualquer tipo de poluente. Só então entra em cena o motor a combustão 1.4, a gasolina, que desenvolve 150 cavalos. De forma auxiliar, ele ajuda a estender a autonomia do carro para mais 500 km.

Na jornada em PE, no entanto, as baterias dos carros não estavam totalmente carregadas porque a voltagem no Recife é de 220V e o Volt, originalmente, é 110 V. Como os adaptadores não foram suficientes para recarregar os cinco veículos usados na apresentação na capital pernambucana, só foi possível usar o modo elétrico por cerca de 20 minutos antes de o motor a gasolina ser acionado. Vale destacar que com 110 V é necessária uma carga de 10 horas para que o Volt atinja sua autonomia máxima. Em 220 V, o carro precisa ficar conectado por apenas 4 horas.

Com uma carga máxima, juntando a tração elétrica e a auxiliar do motor a combustão, é possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro (439 km) ou do Recife até Natal (297 km), por exemplo, sem a preocupação de ficar na mão por conta da bateria.

Impressões
Uma das primeiras impressões que se tem ao dirigir um Volt é a ausência de barulho — ele já parte no modo elétrico. Apesar de pesado (2.079 kg de peso bruto), o carro é esperto e é preciso ter cuidado para não ultrapassar o limite de velocidade - o que não foi um desafio durante o trajeto em PE porque, devido ao trânsito e à área urbana, não foi possível passar de 80 km/h. A média foi de 50 km/h.

O câmbio automático e as rodas de alumínio, com 8,1 kg cada, ajudam no conjunto. Segundo a GM, o Volt vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e pode chegar a 160 km/h.

É possível escolher três modos de direção: o Normal, usado na maior parte do tempo; o Esportivo, em situações que exigem uma aplicação mais rápida de torque, como nas rodovias; e o Aclive — nesse último, a autonomia elétrica do veículo é reduzida. Na jornada entre Jaboatão e Recife foi utilizado apenas o modo Normal.

Um lugar a menos
Em geral, o interior é espaçoso. Mas um ponto negativo é que o carro comporta menos ocupantes do que o habitual. Em vez de capacidade para três pessoas, a traseira conta com apenas 2 bancos, pois uma parte do espaço é reservada para a bateria de 198 kg. Por isso também, o porta-malas tem 300 litros, menos do que outros sedãs.

A bateria do Volt, em formato de “T”, tem a sua maior parte localizada no túnel central do veículo – entre o banco do motorista e do carona – mas também se estende para os bancos traseiros. Independentemente das condições climáticas, ela trabalha sempre em uma temperatura de 26 ºC. O tempo de vida útil, de acordo com a montadora, é de 10 anos ou 240 mil km, e a GM oferece garantia de oito anos ou 160 mil km.

Tecnologia
Quem está ao volante precisa se habituar a entender o amplo painel de controle. O Volt tem duas telas de LCD de 7 polegadas e alta resolução em cores. Na primeira, o motorista encontra um painel de instrumentos e, na segunda, um visor com touch screen, repleto de funcionalidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet