Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Motos têm queda de produção e vendas no 1º trimestre de 2012

O balanço do 1º trimestre de 2012 apontou queda nas vendas e produção de motocicletas no Brasil, como informou nesta quinta-feira (5) a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a entidade, no período foram comercializadas 468.493 motocicletas, o que representa baixa de 7% em relação ao mesmo período de 2011, quando as vendas alcançaram 503.646 unidades.


Já a produção registrou 509.545 unidades fabricadas nos primeiros três meses do ano, ante 533.082 motocicletas em 2011, o que corresponde a baixa de 4%. De acordo com a Abraciclo, a queda nos números é decorrente da restrição ao crédito que atinge o setor desde outubro do ano passado. Mesmo assim, os emplacamentos apresentaram alta de 1% no trimestre. Foram 442.506 motos emplacadas no 1º trimestre de 2012 contra 438.624 no mesmo período de 2011.

“Com a restrição ao crédito e o estoque elevado, as redes de concessionárias foram forçadas a recuar os preços e darem descontos”, afirmou Moacyr Alberto Paes, assessor da presidência da Abraciclo.

Expectativa de crescimento de 5% mantida
Como havia anunciado no final do ano passado, a Abraciclo mantém a projeção para 2012 de aumento de 5% sobre produção de 2011, que foi de 2.137.417 unidades. “Vamos crescer acima do PIB brasileiro”, afirmou José Eduardo Ramos Gonçalves, novo diretor executivo da entidade.

Gonçalvez substitui Paes, que agora é assessor da presidência, e tem larga experiência no mercado automotivo, com passagens pela Scania do Brasil, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e das associações de marca Abravo (Volvo) e Abrahy (Hyundai), entre outros. “A minha principal missão é defender o interesse dos fabricante de motocicletas. Assim, pretendo trabalhar firmemente para aumentar a visibilidade do setor no Brasil”, disse Gonçalves.

Motos ficaram de fora de pacote de incentivo do governo, diz Abraciclo
A Abraciclo aproveitou a divulgação dos números do segmento no 1º trimestre para comentar o pacote do governo federal apresentado na terça-feira (3), que visa aumentar a competitividade das empresas nacionais. “O programa de incentivo a industria nacional não apresentou nada explícito ao setor duas rodas. Pela importância que o segmento presta ao país, deveria ter existido alguma medida”, disse Gonçalves ao G1. “Gostaríamos de discutir sobre essa possibilidade. Queremos que o setor seja contemplado”, acrescentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet