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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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injeção de ânimo

Para lojistas, estímulo ao setor de automóveis será injeção de ânimo

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil acreditam que a redução de IOF e IPI anunciadas nesta segunda-feira (21) pelo governo serão sentidas no comércio, segundo nota divulgada pelas entidades na sequência do anúncio.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil acreditam que a redução de IOF e IPI anunciadas nesta segunda-feira (21) pelo governo serão sentidas no comércio, segundo nota divulgada pelas entidades na sequência do anúncio.


Entre as medidas anunciadas nesta segunda pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, está a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros e a diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano. A redução do IPI vale até 31 de agosto e a do IOF começa nesta terça (22). Segundo a Fazenda, as medidas valem a partir desta terça-feira (22).

"As medidas devem produzir impacto bastante positivo no varejo já a partir de junho, culminando em vendas maiores no do Dia dos Namorados, já na primeira quinzena do mês", segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, referiu na nota. Para o presidente SPC Brasil, Roberto Alfeu, o pacote foi tímido. “Essa redução de 2,5% para 1,5%, ainda que tímida, já deverá ser sentida muito em breve no comércio, porque ela ocorre simultaneamente com a redução de juros dos bancos públicos e privados, o que é um grande incentivo ao consumo interno”, disse.

Para a CNDL, o pacote pode compensar "uma pequena frustração" com as vendas do Dia das Mães, que cresceu 4% em relação ao ano passado, e não 5%, como esperado pelas entidades. As entidades acreditam que o pacote anunciado pelo governo vai ter efeito positivo "para o comércio como um todo, porque garantirão um melhor ambiente econômico interno" e podem estimular um maior crescimento da economia.

Motor da economia
A CNDL pediu ainda que as medidas sejam estendidas "pelo menos até dezembro" e que efetivamente reduzam o custo dos produtos para o consumidor. As entidades se manifestaram de forma otimista em relação aos resultados que os pacotes podem trazer para o crescimento, fazendo de 2012 "um novo 2010, com crescimento e distribuição de renda, mas com uma grande diferença: inflação sob controle".

Os dirigentes lojistas também se disseram muito otimistas com o impacto do pacote na massa salarial e na geração de empregos no mercado de trabalho, que serão os principais pilares econômicos de sustentação do crescimento interno, a exemplo do que ocorreu entre 2003 e 2007.
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