Um desfile reuniu cerca de 1.500 motocicletas no Rio de Janeiro, neste domingo (16), informou a organizadora do evento. O trajeto de 35 km, que durou 1 hora, começou na Marina da Glória e passou por diversos pontos turísticos da cidade, como a praia de Copacabana e a Igreja da Candelária. Apesar de a maioria dos usuários de motos serem cariocas, a parada também atraiu pessoas de outras partes do país.
“Eu e minha amiga rodamos 900 km de moto para vir de Curitiba ao Rio de Janeiro”, explica a professora universitária Lisiane Lange, de 29 anos.
A motociclista, que tem habilitação para motocicletas há dois anos, participou do desfile com sua Harley-Davison. “Acho muito legal a integração, o espírito do motociclista é diferente, existe muita parceria”, diz a professora universitária.
Esta união também pode ser vista em diversos casais que participaram da parada. Em alguns casos cada um com sua moto ou levando o parceiro na garupa. “Gostamos muito de andar junto”, afirma o advogado Kassin Raslan, de 36 anos.
Ele teve a companhia de sua mulher, Ida Raslan, professora, de 35 anos, como passageira; eles percorreram 110 km para vir ao Rio. “O passeio foi incrível. O Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa”, disse Ida.
Participantes de todas as idades
Entre os que rodaram no desfile também marcaram presença motociclistas mais experientes, como é o caso do aposentado Henrique Ferreira, de 72 anos. “Foi uma sensação maravilhosa nunca tinha feito um passeio como este”, explica Ferreira. O carioca contou com a companhia de seu conterrâneo, Vitor O´hara, engenheiro de 56 anos. “Acho que foi muito legal e também serviu para divulgar as belezas da cidade”, diz O’hara.
O desfile de motos fez parte da 2ª edição do Rio Harley Days que termina neste domingo. Este festival promoveu diversas atividades para os motociclistas e fãs de motos. Além de test-rides e motos expostas, tive apresentações de militares e shows de bandas. “O desfile funciona como o um ritual, o gran finale, para fechar com chave de ouro nosso encontro”, explica Júlio Vitti, gerente de marketing da Harley-Davidson no Brasil.