Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Nissan reduz previsão de lucro, mas investe em emergentes

Nissan reduz previsão de lucro, mas investe em emergentes
A montadora japonesa Nissan reduziu em 20% a previsão de lucro anual em consequência da queda das vendas na China por um conflito territorial, da valorização do iene e das frágeis perspectivas na Europa. No ano fiscal que vai de abril de 2012 a março de 2013, a empresa espera lucro líquido de 320 bilhões de ienes (US$ 3,99 bilhões), contra 400 bilhões de ienes da previsão inicial.


O volume de negócios da Nissan, da qual o grupo francês Renault é o principal acionista, pode ficar em 9,815 trilhões de ienes, contra os 10,3 trilhões esperados a princípio. A empresa informa em um comunicado que revisou as estimativas "levando em consideração o impacto negativo do iene forte, as perturbações na China e a má conjuntura persistente na Europa".

A tensão cresceu entre Japão e China, um dos maiores mercado para a marca, desde a nacionalização da ilhas do mar da China pelo Japão. Além de seu valor estratégico, as ilhas possuem ricas reservas submarinas de hidrocarbonetos. Taiwan também reivindica o arquipélago.
saiba mais

Vendas da Toyota na China caem 44% por causa de crise diplomática
Nissan apresenta o Altima, seu 'anti-Fusion', e futuro SUV no Salão de SP

Investimento no Brasil
A Valorização do iene e a crise na Europa força a montadora nipônica a procurar espaços em outros mercados, especialmente emergentes como o Brasil, que etsá prestes a se tornar o terceiro maior mercado de veículos do mundo e, assim, ultrapassar o Japão em vendas totais. Com isso, a montadora tem como meta se tornar a maior marca asiática no Brasil em 2016.

Atualmente, a companhia — que investe R$ 2,6 bilhões na construção de uma fábrica em Resende (RJ) — está atrás da também japonesa Honda, com 3,2% de participação no acumulado de vendas de janeiro a setembro deste ano no mercado brasileiro, contra 1,7% um ano antes. "Sucesso no Brasil é vital para nosso plano de crescimento global", disse o vice-presidente mundial de criação da Nissan, Shiro Nakamura, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no mês passado.

Altima para o brasileiro
Embora tenha constantemente negado o lançamento do Altima em solo brasileiro, a Nissan confirmou durante o Salão de São Paulo que o sedã de luxo chega em 2013, ainda sem preço definido. Rival direto do novo Ford Fusion (que também usa o evento como plataforma de lançamento), o Altima é o caminho usado pela marca para ter um carro de imagem em seu portfólio – diferentemente do que fez, anos atrás, com o esportivo 350Z. É equipado com motor 2.5 de 184 cavalos e câmbio CVT.

O lançamento é parte fundamental do plano de investimento da marca, que ainda trabalha no posicionamento de sua imagem no mercado brasileiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet