Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Venda de veículos cai 8,74% em novembro, aponta Fenabrave

Mesmo com o desconto no Imposto sobre Produtos Industrizados (IPI) em vigor, as vendas de veículos caíram 8,74% em novembro, na comparação com o mês anterior, divulgou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta segunda-feira (3). Os emplacamentos de carros, alvos diretos da baixa no imposto, foram 9% menores que em outubro (297.031 unidades contra 326.904). No total, foram comercializados 311.783 veículos no mês passado contra 341.648 em outubro.


Na comparação anual, o resultado de novembro é 3% inferior. O mês terminou no "vermelho" para todas as categorias, em relação ao mesmo período de 2011.

No entanto, no acumulado do ano, o volume é quase 5% maior que o de vendas de janeiro a novembro do ano passado. Em 2012 já foram vendidos 3.442.570 de veículos.

É esperada uma nova "corrida" às concessionárias em dezembro, já que, segundo o governo federal, o IPI mais baixo acaba em 31 de dezembro. O sobe-desce nas vendas de carros é visto desde que o benefício começou, em 21 de maio (ele já foi prorrogado duas vezes). A medida foi tomada em relação às vendas mais baixas no primeiro semestre, para que as montadoras conseguissem escoar o estoque nos pátios e nas lojas.

Motos
Em nova queda, o setor de motos, contado à parte, somou 121.782 emplacamentos em novembro, número 9,6% menor do que no mês anterior. No acumulado do ano, 121.782 motos foram vendidas, uma baixa de 14% sobre o mesmo período de 2011. Nesse caso, a motivação é a dificuldade de se obter crédito para o financiamento -as recentes medidas do governo federal para estimular esse tipo de venda ainda não mostraram efeito.

Caminhões têm alta
O segmento de caminhões, bastante afetado durante o ano, registrou um ligeiro crescimento mensal de 0,16%, com 12.561 unidades emplacadas. No acumulado, permanece um resultado negativo: 20,2% menos vendas do que em igual período de 2011, quando muitos negócios foram antecipados devido a uma mudança na lei. Desde janeiro deste ano, os caminhões que saem das fábricas devem ter o motor a diesel adaptado ao padrão Euro 5, menos poluente -o que, segundo as montadoras, encarece o veículo.

A venda de ônibus caiu 0,5% em novembro, com 2.191 emplacamentos. No acumulado, é registrado um recuo de quase 15%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet