Olhar Direto

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Inmetro divulga ranking de consumo de carros de 2013

O Inmetro divulgou nesta quinta-feira (10) o ranking de consumo de carros de 2013, contemplando 327 modelos, um crescimento de 211% de participação em relação ao ano passadom, quando 151 foram testados. A avaliação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que, a exemplo do que ocorre em geladeiras e máquinas de lavar, dá nota de A (menor consumo) a E (maior) para a eficiência energética dos carros. A partir deste ano, a etique também informará sobre a emissão de CO2.


O ranking de 2013 conta com 25 marcas. A participação das montadoras no programa é facultativa. Porém, o novo regime automotivo, conjunto de regras determinadas pelo governo federal para dar incentivo fiscal às fabricantes e importadoras de carros, procura estimular a adesão. Fazer parte do programa de etiquetagem é um dos itens que podem resultar em desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que as montadoras pagam.

"Com a adesão de 25 fabricantes, 70% do volume de vendas no mercado nacional sairá da fábrica em 2013 etiquetado. O objetivo é estimular que o consumidor procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente”, alertou Alfredo Lobo, diretor de Qualidade do Inmetro. Não há, no entanto, uma regra que obrigue as montadoras a deixar a etiqueta visível nos carros -ela pode ser colocada em qualquer lugar.

Como esperado, veículos 1.0 subcompactos foram os mais econômicos, tanto no ciclo urbano quanto no ciclo estrada, em ambos combustíveis (gasolina e etanol). “Houve uma melhora de 5% na média de consumo dos veículos A subcompactos em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos A compactos, ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias”, diz Lobo.

O novo regime automotivo também incentiva a diminuição de consumo: o carro que gastar menor combustível poderá pagar menos IPI.

Como é a avaliação
O Inmetro divide os veículos em 11 categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, "SUV - sport utility vehicle", minivan, comercial e carga/derivado. Automóveis que atingirem a classificação máxima no PBEV (‘A’) serão premiados adicionalmente com o Selo Conpet, da Petrobras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet