Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Carros nacionais são frágeis para encarar enchentes

Se você tem um carro popular nacional e está “preso” em um alagamento, melhor não bancar o destemido. Na última semana, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou índice inédito sobre os riscos oferecidos pelos carros quando expostos a uma enchente. O estudo levou em conta diversos itens que podem ocasionar um “calço hidráulico”, situação em que a água invade as câmaras de combustão do motor, comprometendo componentes internos.


E o resultado foi preocupante: dos modelos avaliados, apenas o sedã médio Renault Fluence recebeu nota máxima em uma escala de 0,5 a 5 pontos. Quanto maior a nota, menor é o risco de o modelo sofrer dano em enchentes. Na classificação (veja a tabela), Renault Duster, Chevrolet Cobalt e os Citroën C4 hatch e C4 Picasso ainda aparecem bem-cotados, com nota 4. Mas a partir do sexto colocado, as pontuações mostram que, em caso de alagamento, melhor não seguir viagem.

VEÍCULO TIPO NOTA

Renault Fluence sedã 5
Renault Duster utilitário 4
Chevrolet Cobalt sedã 4
Citroën C4 hatch hatch 4
Citroën C4 Picasso minivan 4
Fiat Bravo hatch 3.5
Nissan Versa sedã 3.5
Ford New Fiesta sedã sedã 3.5
Peugeot 308 hatch 3.5
Citroën C3 (novo) hatch 3.5
Fiat Palio (novo) hatch 3
Suzuki SX4 hatch 3
Nissan Livina minivan 3
Fiat Grand Siena sedã 3
Volkswagen SpaceFox perua 3
JAC J3 hatch hatch 2.5
Nissan March hatch 2.5
Fiat Novo Uno hatch 2.5
JAC J3 Turim sedã 2.5
Renault Logan sedã 2.5
Citroën C4 Pallas sedã 2.5
JAC J6 minivan 2.5
Toyota Etios hatch hatch 2.5
Chevrolet Onix hatch 2
Chevrolet Celta hatch 1.5
Chevrolet Corsa hatch* hatch 1.5
Chevrolet Prisma* sedã 1.5
Fiat Mille hatch 1
Fiat Palio Fire hatch 1

Mille e Palio Fire são os piores, Onix e Etios, as decepções

Os resultados mais preocupantes no Índice de Danos em Enchente do Cesvi são os da dupla Mille/Palio Fire. Os hatchs populares da Fiat receberam nota 1, a menor entre os veículos envolvidos no estudo. Menos mal que são dois veteranos de “guerra”. No geral, a decepção fica com os novatos Chevrolet Onix e Toyota Etios hatch. O sucessor do Corsa recebeu apenas 2 pontos, enquanto o primeiro popular da marca japonesa ganhou nota 2,5.

Para chegar ao índice, o Cesvi Brasil fez uma análise detalhada de cada modelo. Foram estudados os seguintes itens: sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle, embreagem. Os veículos foram agrupados de acordo com a sua categoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet