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Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Estudo aponta que 40% dos carros brasileiros ainda saem de fábrica sem ABS

Um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), divulgado no fim desta quinta-feira (21), apontou um dado preocupante: a menos de um ano para o início da lei que obrigará a instalação do sistema ABS, 39% dos veículos brasileiros ainda saem de fábrica sem o recurso de segurança ativa.


As resoluções 380 e 395 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que, a partir de janeiro de 2014, será obrigatória a instalação do dispositivo — e de airbags frontais — em todos os modelos nacionais.

Segundo o estudo do Cesvi Brasil, a situação mais preocupante está entre os hatchs compactos, grupo que responde por nada menos que 57% das vendas do mercado brasileiro — mais da metade do total. Pelo levantamento, apenas 54% das versões desses modelos possui freios com ABS de série.

Já entre os sedans compactos, 54% dos modelos possuem o ABS de série. Mas, assim como nos hatchs, o número de versões sem o equipamento nem como opcional ainda é alto: 22%.

O cenário só começa a melhorar mesmo a partir da categoria de sedãs médios, que são mais caros e bem equipados. De acordo com o estudo do Cesvi Brasil, este segmento já possui ABS de série em 99% das versões. Além disso, todos os modelos analisados oferecem o recurso ao menos como opcional.

Mesmo controle eletrônico de estabilidade (ESP) já aparece em mais da metade das 66 versões dos 21 modelos de porte médio analisados. Mas o ESP, que já é obrigatório em muitos países mundo afora, ainda está distante da realidade brasileira.

“Estes são veículos, na maioria das vezes, importados e devido às exigências dos padrões internacionais, é natural que os índices sejam mais elevados nessa categoria”, afirma Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.

No caso dos importados vendidos no País, os números são semelhantes aos dos sedans médios. Nesta categoria, 91% das versões têm ABS instalado, sendo que 70% já contam também com o ESP. Neste caso, foram analisadas 42 montadoras que oferecem 221 modelos em 590 versões.

O estudo realizado pelo Cesvi Brasil ainda fez um comparativo entre os carros que circulam no Brasil e na Argentina e organizou os índices por categoria. Entre as quatro grandes montadoras nacionais, a General Motors aparece em 1º lugar, com 84% de seus carros equipados com ABS, seguida pela Fiat e Volkswagen (73%) e pela Ford (65%).

O que faz o ABS?

O ABS (Anti-lock Brake System) é um dos itens de segurança considerados “básicos” no exterior há mais de uma década, por impedir o travamento das rodas em frenagens bruscas e permitir ao motorista manter o controle da direção em situações extremas — quando as rodas perdem contato com o piso.
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