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Sexta-feira, 28 de junho de 2024

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Peugeot

Por falha de fornecedor de rodas, Peugeot adia entrega do 208 Premier

Principal lançamento da Peugeot desde 1999 – quando o 206, inicialmente importado da França...

Principal lançamento da Peugeot desde 1999 – quando o 206, inicialmente importado da França, trouxe ao Brasil novos parâmetros entre os carros de entrada –, o 208 chegou efetivamente ao mercado brasileiro no último sábado (13) nas versões Active, Allure e Griffe. Espécie de celebração de sua estreia e peça rara na carreira do modelo, a versão especial Premier, limitada a 208 unidades, começou a ser entregue um mês antes a seus compradores – que durante o Salão de São Paulo fizeram a pré-reserva do modelo, seguida de pagamento de sinal e, por último, a quitação do veículo.


Porém, nem todos os 208 clientes da edição especial receberam o carro na data prometida, dia 13 de março. “No dia 12 de março, um dia antes da data combinada, a fábrica me ligou alegando dificuldades com logística e combinando a entrega para o dia 27 de março”, explica o administrador de redes Thiago Claus. “Nesse dia, ainda sem noticias do carro, liguei para os contatos que tinha na revenda, mas eles não souberam me informar nada. Liguei no 0800 disponível no site e também não tinha informações. Restou-me o contato pelo e-mail especifico da campanha do 208 Premier e eles disseram então que dia 4 de abril eu estaria com o carro, o que não aconteceu”, lamenta Claus.

Por R$ 54.990 – ante R$ 54.690 da versão topo de linha Griffe –, a configuração Premier traz como diferenciais cor fosca acetinada, rodas diamantadas de 16 polegadas, bancos forrados em tecido e couro, pedaleira e pomo da alavanca de câmbio com aplique cromado e alavanca do freio de mão revestida em couro, além da numeração de cada unidade estampada no painel.

Para alguns clientes, o mais sedutor em ter um carro completamente novo era tê-lo antes de todos os outros compradores – que no caso do 208 agora só têm acesso às versões Active, Allure e Griffe. Daí o descontentamento de quem, no final das contas, vai receber o carro depois dos outros clientes. “Pretendo continuar com o carro, mas fiquei muito frustrado. Afinal, aquele entusiasmo que eu tinha de ter algo exclusivo não existe mais”, diz um leitor que prefere não se identificar.

Além do atraso na entrega do modelo, os proprietários reclamam da escassez de esclarecimentos por parte da Peugeot. “Nas minhas idas à revenda que escolhi para fazer a retirada do veículo, os funcionários estavam mais mal informados do que eu sobre o que estava acontecendo”, conta Mario Rinaldo Arruda de Aguiar, empresário de Brasília (DF), que diz ter tentado também os outros canais de atendimento ao cliente oferecidos pela marca.

Consultada pelo G1, a Peugeot admitiu que boa parte dos clientes do 208 Premier não recebeu o carro na data prometida. O problema, explica a empresa, foi o atraso do fabricante em entregar as rodas. “O fornecedor trabalhava acima da sua capacidade nominal. Após ser obrigado a enquadrar sua produção nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, reduziu seu volume e, assim, deixou de atender a demanda da Peugeot – e de outras marcas também”, justifica Sergio Davico, gerente de Marketing de Produto da montadora, que avisa já ter substituído o fornecedor das rodas. Na tentativa de amenizar o inconveniente, a Peugeot promete que as três primeiras revisões do 208 Premier serão gratuitas.

As unidades em atraso, enfim, serão entregues até a próxima quarta-feira. “Todos os carros já foram despachados e alcançaremos 100% das entregas até dia 24, quando o último carro a ser entregue chegará em São Luís do Maranhão, onde está nosso cliente mais distante”, promete Davico.

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