No fim deste semestre serão produzidas as primeiras peças de dois rolamentos de roda de segunda geração desenvolvidos pela SKF do Brasil, num projeto inédito que teve investimentos de R$ 5 milhões, informou nesta quarta-feira (24) a subsidiária da empresa sueca. Segundo a empresa, o projeto visa a auxiliar as montadoras a se adequarem às exigências do Inovar-Auto, regime automotivo do governo federal.
O projeto, desenvolvido pela equipe de engenharia local, levou dois anos para ser concluído passando por testes nos laboratórios da SKF dos EUA e da Alemanha.
“Conseguimos aumentar em 30% a vida útil desse conjunto. Outro ganho foi com o peso, reduzido em cerca de 9%. A utilização de simulações numéricas foi fundamental para alcançar essas melhorias, impactando positivamente na redução do consumo de combustível e emissão de CO2 dos veículos”, explica Fabrício Teixeira, gerente de Engenharia de Aplicação da SKF do Brasil.
Outra vantagem tecnológica está relacionada à segurança e à obrigatoriedade de novos componentes: os rolamentos terão sistema ABS integrado, o que torna os veículos mais seguros e que será obrigatório em todos os carros produzidos a partir de 2014.
“É mais um ganho que oferecemos no desenvolvimento desses rolamentos. Conseguimos antecipar regras e aliar tecnologia de ponta”, diz Fabrício. O compromisso de nossos clientes com o programa Inovar-Auto é o grande responsável pelo aprimoramento técnico de nossa engenharia local e o impulsionador da transferência de novas tecnologias ao Brasil”, complementa o executivo.
Segundo a SKF, os novos rolamentos, quando comparados aos adotados no Brasil, são mais leves, resistentes, geram menos atrito e têm vida útil mais longa. Toda a produção dos novos rolamentos de segunda geração estará concentrada no Complexo Industrial de Cajamar, no interior de São Paulo, para equipar plataformas de veículos de passageiros leves e comerciais leves. A previsão da companhia é atingir a marca de 600 mil rolamentos para as duas linhas no primeiro ano de produção e 1 milhão de peças a partir do segundo ano.
“O compromisso de nossos clientes com o programa Inovar-Auto é o grande responsável pelo aprimoramento técnico de nossa engenharia local e o impulsionador da transferência de novas tecnologias ao Brasil”, disse o engenheiro.
A SKF atua no mercado automotivo com produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.
Brasil, China e Índia puxam inovação
Segundo o engenheiro, China e Índia passam por um momento semelhante ao da subsidiária brasileira em termos de inovação. Naqueles países o grupo SKF também pesquisam novas tecnologias e soluções para auxiliar a indústria automotiva a se tornar mais competitiva e eficiente.
“A companhia aposta no sucesso desses mercados e a inovação será essencial para impulsionar esse crescimento”, afirma.
O grupo SKF tem centros de excelência automotiva espalhados pelo mundo: na Itália, o centro é dedicado à pesquisa de novos rolamentos de roda; na Alemanha há pesquisas para futuros rolamentos de câmbio; e na França estão concentrados estudos de rolamentos de motor e suspensão, explica o engenheiro.
“O desafio agora é desenvolvermos localmente novas soluções também para aplicações em câmbio, embreagem e suspensão”, disse ele em relação aos projetos no Brasil.
Comitê
Para continuar desenvolvendo novos produtos, a SKF do Brasil criou no final de 2012 um comitê exclusivo e dedicado ao fomento de novas ideias e projetos. A companhia pretende ampliar suas atividades em pesquisa e desenvolvimento para tornar-se mais competitiva e ser uma referência na região em tecnologia e engenharia avançada. Uma consultoria em auxiliando a SKF a mapear seus processos e a identificar potenciais negócios para a companhia.
“Já identificamos produtos e serviços desenvolvidos pelo nosso time local com potencial de inovação”, afirma Hilário Sinkoc, coordenador do comitê local.
Com a inauguração do comitê, o Brasil passa a ser o primeiro país na América Latina a abrigar uma divisão estruturada em inovação. Existem comitês na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. O grupo concentra seus projetos globais de Pesquisa & Desenvolvimento na Holanda e investe anualmente cerca de 1,5% de seu faturamento global em P&D.
A SKF atua no mercado automotivo com produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.
Em janeiro, o grupo anunciou que no segundo semestre começa a funcionar no Rio o centro de inovação tecnológica em serviços da SKF, com 400 metros quadrados e oito técnicos e pesquisadores, com previsão de chegar a 24 em dois anos. O centro vai se dedicar à inovação de produtos e serviços para o segmento de óleo e gás.