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Sexta-feira, 28 de junho de 2024

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SKF anuncia rolamentos adequados para novo regime automotivo

No fim deste semestre serão produzidas as primeiras peças de dois rolamentos de roda de segunda...

No fim deste semestre serão produzidas as primeiras peças de dois rolamentos de roda de segunda geração desenvolvidos pela SKF do Brasil, num projeto inédito que teve investimentos de R$ 5 milhões, informou nesta quarta-feira (24) a subsidiária da empresa sueca. Segundo a empresa, o projeto visa a auxiliar as montadoras a se adequarem às exigências do Inovar-Auto, regime automotivo do governo federal.


O projeto, desenvolvido pela equipe de engenharia local, levou dois anos para ser concluído passando por testes nos laboratórios da SKF dos EUA e da Alemanha.

“Conseguimos aumentar em 30% a vida útil desse conjunto. Outro ganho foi com o peso, reduzido em cerca de 9%. A utilização de simulações numéricas foi fundamental para alcançar essas melhorias, impactando positivamente na redução do consumo de combustível e emissão de CO2 dos veículos”, explica Fabrício Teixeira, gerente de Engenharia de Aplicação da SKF do Brasil.

Outra vantagem tecnológica está relacionada à segurança e à obrigatoriedade de novos componentes: os rolamentos terão sistema ABS integrado, o que torna os veículos mais seguros e que será obrigatório em todos os carros produzidos a partir de 2014.

“É mais um ganho que oferecemos no desenvolvimento desses rolamentos. Conseguimos antecipar regras e aliar tecnologia de ponta”, diz Fabrício. O compromisso de nossos clientes com o programa Inovar-Auto é o grande responsável pelo aprimoramento técnico de nossa engenharia local e o impulsionador da transferência de novas tecnologias ao Brasil”, complementa o executivo.

Segundo a SKF, os novos rolamentos, quando comparados aos adotados no Brasil, são mais leves, resistentes, geram menos atrito e têm vida útil mais longa. Toda a produção dos novos rolamentos de segunda geração estará concentrada no Complexo Industrial de Cajamar, no interior de São Paulo, para equipar plataformas de veículos de passageiros leves e comerciais leves. A previsão da companhia é atingir a marca de 600 mil rolamentos para as duas linhas no primeiro ano de produção e 1 milhão de peças a partir do segundo ano.

“O compromisso de nossos clientes com o programa Inovar-Auto é o grande responsável pelo aprimoramento técnico de nossa engenharia local e o impulsionador da transferência de novas tecnologias ao Brasil”, disse o engenheiro.

A SKF atua no mercado automotivo com produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.

Brasil, China e Índia puxam inovação
Segundo o engenheiro, China e Índia passam por um momento semelhante ao da subsidiária brasileira em termos de inovação. Naqueles países o grupo SKF também pesquisam novas tecnologias e soluções para auxiliar a indústria automotiva a se tornar mais competitiva e eficiente.

“A companhia aposta no sucesso desses mercados e a inovação será essencial para impulsionar esse crescimento”, afirma.

O grupo SKF tem centros de excelência automotiva espalhados pelo mundo: na Itália, o centro é dedicado à pesquisa de novos rolamentos de roda; na Alemanha há pesquisas para futuros rolamentos de câmbio; e na França estão concentrados estudos de rolamentos de motor e suspensão, explica o engenheiro.

“O desafio agora é desenvolvermos localmente novas soluções também para aplicações em câmbio, embreagem e suspensão”, disse ele em relação aos projetos no Brasil.

Comitê
Para continuar desenvolvendo novos produtos, a SKF do Brasil criou no final de 2012 um comitê exclusivo e dedicado ao fomento de novas ideias e projetos. A companhia pretende ampliar suas atividades em pesquisa e desenvolvimento para tornar-se mais competitiva e ser uma referência na região em tecnologia e engenharia avançada. Uma consultoria em auxiliando a SKF a mapear seus processos e a identificar potenciais negócios para a companhia.

“Já identificamos produtos e serviços desenvolvidos pelo nosso time local com potencial de inovação”, afirma Hilário Sinkoc, coordenador do comitê local.

Com a inauguração do comitê, o Brasil passa a ser o primeiro país na América Latina a abrigar uma divisão estruturada em inovação. Existem comitês na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. O grupo concentra seus projetos globais de Pesquisa & Desenvolvimento na Holanda e investe anualmente cerca de 1,5% de seu faturamento global em P&D.

A SKF atua no mercado automotivo com produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.

Em janeiro, o grupo anunciou que no segundo semestre começa a funcionar no Rio o centro de inovação tecnológica em serviços da SKF, com 400 metros quadrados e oito técnicos e pesquisadores, com previsão de chegar a 24 em dois anos. O centro vai se dedicar à inovação de produtos e serviços para o segmento de óleo e gás.
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