Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Primeiras impressões: Lifan X60

Comprar um modelo da Lifan Motors em algumas cidades era tarefa reservada apenas aos realmente obstinados por um carro da marca chinesa – ou uma mera consequência para quem visitava a loja de seminovos (de bandeira independente) à procura não de um Lifan, mas de qualquer automóvel, e acabava seduzido pela proposta (relativa fartura de equipamentos por preço inferior) do sedã 620 e do compacto 320.


A falta de qualquer identificação estrutural comum às concessionárias monomarcas antecipava que virar cliente da marca seria um caminho cheio de incertezas quanto a assistência, revenda, manutenção – e isso sem visitar a oficina, com uma boa porção de carros à espera de peças de reposição.

Esse cenário de falta de comprometimento não só com o consumidor, mas também com o mercado brasileiro ficou no passado, garantem os executivos da Lifan do Brasil, empresa fundada em outubro de 2012 e que deixa para trás a parceria com a também chinesa Effa Motors – que tem em seu portfólio o M100, espécie de minivan compacta que é, de longe, o pior carro chinês à venda no Brasil. “A história passada não foi de sucesso. Até por isso estamos assumindo a operação brasileira”, explica Carlos Tavares, diretor de pós-venda da marca.

Quem marca esse recomeço da Lifan no Brasil é o X60, utilitário esportivo que há anos ensaia sua estreia por aqui e que, enfim, chega por R$ 52.777.

Uruguai – Brasil

O X60 é montado na planta da Lifan em San José (Uruguai) no regime CKD (Completely Knock-Down; completamente desmontado, em inglês) e de lá segue para Brasil e Argentina. Até o final do ano, a fabricante espera ter 50 pontos de venda no país (devidamente identificados, como algumas das atuais 25 concessionárias são), que colocarão nas ruas, segundo suas estimativas, 400 carros por mês. A garantia para o SUV é de três anos, sendo de cinco para motor e câmbio.

Vale dizer que é a investida mais incisiva da Lifan no mercado brasileiro, com direito a discurso, durante o lançamento à imprensa, do presidente e fundador da empresa, Yin Mingshan. Ele próprio se autodenomina o “general” dos serviços de pós-venda da Lifan e diz acompanhar de perto esse delicado setor de qualquer fabricante de automóveis. A empresa, inclusive, promete assumir eventuais problemas de clientes da “era” Lifan-Effa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet