Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Anfavea prevê melhor ano da história da indústria automobilística em 2010

O ano de 2009 já foi um sucesso para a indústria automobilística ao mostrar uma surpreendente recuperação diante do cenário mundial de crise. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ( Anfavea), Jackson Schneider, o ano de 2010 fechará com crescimento de 9,3% nas vendas no mercado brasileiro, para 3,4 milhões de unidades.


Já as exportações deverão mostrar forte recuperação com a retomada dos mercados externos, com crescimento de 12,8% sobre 2009. Ao todo, a Anfavea prevê que serão exportados no próximo ano 530 mil unidades, o que corresponderá, ao somar também as vendas de máquinas agrícolas, o valor de US$ 9,2 bilhões. Ou seja, expansão de 12,2%.

De acordo com a previsão de Schneider, a produção crescerá 5,4% e atingirá o patamar de 3,39 milhões de unidades. “Nossa expectativa positiva em relação ao ano que vem está baseada na forte recuperação econômica, com o aumento dos empregos e do volume de crédito disponível a pessoa física”, ressalta Schneider.

A perspectiva também tem como base a previsão de fechamento de 2009, também revista nesta sexta-feira pela entidade. Segundo as novas projeções da Anfavea, 2009 fechará com a venda de 3,1 milhões de veículos, ou seja, crescimento de 10,3% sobre o volume de 2008, de 2.82 milhões de unidades.

As exportações devem registrar queda de 36%, com 470 mil unidades comercializadas no mercado externo, contra 735 veículos registrados no ano passado. Em valores, essa queda representa a soma de 8,2 bilhões de dólares, segundo a previsão que acredita em queda de 41% sobre os US$ 13,9 bilhões de dólares registrados no ano anterior.

No caso da produção, a expectativa da entidade foi superada. Em relação ao que era esperado no início do ano. O ano deverá fechar com 3,21 milhões de veículos fabricados. Ou seja, o mesmo volume registrado no ano passado. A estimativa inicial da Anfavea era de que o volume chegasse a menos 3,05 milhões. “Ainda acredito que o ano fechará com recorde de produção também, pois o anúncio de prorrogação do IPI deverá forçar o aumento da produção”, observou Schneider.

Todo esse cenário positivo para 2010 é confirmado pelo consultor de mercado José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados. Segundo ele, a concessão de crédito para pessoa físicas deverão crescer 20% no próximo ano. Além disso, também deverá ser observado o crescimento da renda dos brasileiros e do nível de empregos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet