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Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

BMW M3 ganha ainda mais fôlego

Embora enormemente funcional, o design automotivo alemão pode às vezes pender para o antisséptico. Felizmente, a proximidade da Alemanha com a Itália permite o acesso aos melhores estilistas do mundo. Nomes como Giugiaro, Bertone e Micholotti emprestaram suas habilidades para os vizinhos do norte com resultados impressionantes.


Nos últimos vinte anos, a equipe da RD Sport sediada em Milão tem devotado seus talentos às máquinas de Munique (Alemanha). Vinte anos atrás, nós experimentamos pela primeira vez o BMW E36 M3 deles. Ele era rápido, bonito e atraía o tipo certo de atenção. Era um carro que valia a pena lembrar, em grande parte devido à sua moderação e simplicidade sutil. Ah, sim, ele era diabolicamente rápido também.

Esse último lançamento da RD Sport é baseado no novo E92 M3. Como seu irmão mais velho, o RS46, ele foi mexido nos locais certos. É um carro do qual você quer se lembrar.

“Nós achamos que a BMW fabrica carros fantásticos”, diz Federico Pavoncelli. “Nós não queremos reinventá-los, mas, em vez disso, levá-los ao próximo nível, um nível que se pareça muito com o que a fábrica faria.”

Ainda que haja métodos mais baratos para extrair mais desempenho de um BMW, nenhum oferece o nível de confiabilidade de aumentar o volume do motor. “Durante algum tempo, a BMW considerou os turbos e compressores como métodos de certa forma ‘baratos’ de elevar o desempenho”, afirma Pavoncelli. “A BMW tem orgulho de seus motores naturalmente aspirados. Se eles quisessem mais potência, eles simplesmente construiriam um motor maior.”

Talvez um BMW com compressor não seja uma idéia tão ruim afinal de contas.
Como a RD Sport explica, o verdadeiro problema com a indução forçada feita fora da fábrica é que certos motores nunca foram feitos para essa tecnologia. “Você não faz ideia do que está se passando dentro da cabeça do cilindro”, Pavoncelli acrescenta. “Se a BMW faz um motor turbinado, eles não prendem simplesmente uma turbina ao motor. Um tanto mais do que isso está em jogo.

É por isso que nós preferimos nos manter próximos dos parâmetros da fábrica e desenvolver carros da forma como a BMW em si faz.” Caso a marca alemã um dia desenvolva uma versão M3 Plus, provavelmente ele lembraria o carro da RD Sport mostrado nessas páginas. Com um motor mais potente, suspensão retrabalhada e um estilo contido, ele é um M3 para o purista focado no desempenho. Nós levamos o carro para um local favorito no meio do deserto. Muitas estradas livres e quase nenhum policial à vista significa que é o local perfeito para todo tipo de travessuras de alta potência.

Rodas de 19 polegadas de perfim baixoNinguém esteve aqui em semanas e a estrada está coberta com uma fina camada de poeira. Eu descobri o quanto a pista estava escorregadia na primeira curva de 90 graus quando a traseira escorregou bastante e tentou desbancar a frente. Um rápido toque no acelerador e o carro se endireita. O motor tem uma resposta de aceleração praticamente instantânea – ele pode ir da calma marcha lenta ao grito histérico em alguns décimos de segundo. E, lembre-se, esse é um motor V8 girando a mais de 8.000 rpm. Nem tente fazer isso com um motor Chevrolet de bloco pequeno.

A configuração do motor da RD Sport inclui um virabrequim forjado de curso mais longo que serve para aumentar o torque em cerca de 28% (se tínhamos alguma queixa em relação ao M3, era seu desempenho em baixas rotações). O diâmetro do cilindro é igual ao de fábrica, mas a taxa de compressão foi reduzida de 12:1 para 11.4:1 com o deslocamento total subindo de 3.999 para 4.620 cm³.

Ainda que seja simples confirmar o maior desempenho apenas olhando para os números, eles não contam toda a história. O M3 da RD Sport parece ter sido amplificado da mesma maneira que um microfone intensifica uma guitarra. Todo o carro parece ser mais vivo e ter melhor resposta. O som do motor ganhou um rugido profundo com tons de carro de corrida – simplesmente acelerar o motor já é uma diversão em si.

O projeto do RS46 inclui um sistema de escape todo em aço inoxidável desenvolvido com uma combinação de software CAD e muitas horas de dinamômetro.
“Neste momento, nós podemos projetar um sistema de exaustão perfeito no computador”, afirma Pavoncelli.

“O software basicamente nos dá os parâmetros exatos – tudo o que nos resta fazer é a embalagem e ajustes do som. Um carro da RD Sport tem muita emoção na voz. Ele tem que prender o público pelo coração e estômago.”

O RS46 anda sobre uma suspensão 25 mm mais baixa do que o veículo original. O principal objetivo da RD Sport era abaixar o centro de gravidade do carro para melhor dirigibilidade. “A BMW fez um excelente trabalho com a suspensão do M3”, diz Pavoncelli. “Nós não vimos motivo para mexer na compressão. Nós trabalhamos tanto com a suspensão padrão quanto com a opcional controlada eletronicamente da Sachs.”

Motor V8 passou de 4.0 para 4.6 litros de 532 cavalosO M3 mostrado nessas páginas foi equipado com a suspensão padrão modificada com as molas mais baixas da RD Sport. Para o uso nas ruas, é uma ótima solução que fornece os níveis de movimento dos chassis necessários, ainda que restritos. A qualidade ao dirigir o carro é equivalente ao M3 original, que é quase perfeita no uso nas ruas ou nas pistas. Mais importante, ele é fantástico para o uso cotidiano, uma mistura ideal de firmeza e cumplicidade.

O RS46 veste uma roupa feita em fibra de carbono que substitui as coberturas dos para-choques traseiro e dianteiro. Essa obra parece ser a mais correta possível quanto ao encaixe e acabamento. Imagino que parecer bonita é simplesmente um bônus.

A RD Sport assenta os chassis sobre suas rodas RS45 de raios duplos, uma variação de seu clássico desenho de cinco raios. Calçado com pneus Pirelli P-Zero (245/35 e 305/25, ambos de 19 polegadas), o carro tem uma pegada enorme e basicamente vai para onde o apontam. Fazer as fotografias jogando a traseira precisou de várias pás de areia. Mesmo assim, não foi fácil. O RS46 quer tirar o máximo dos 532 cv e 57,2 mkgf.

Talvez o elemento mais intrigante do RS46 seja sua natureza sólida como uma rocha. Sem besteiras como turbos enormes, suspensões ariscas ou freios grudentos. Há uma pureza no RS46 (e em todos os carros da RD Sport, aliás) que faz dirigi-lo ser um genuíno prazer. Se esse é o tipo de coisa que lhe interessa, dê uma ligada para a RD Sport.
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