Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Lotus 1972 de Fittipaldi ganha homenagem

A britânica Lotus, que acaba de anunciar seu retorno à Fórmula 1, revelou nesta quarta-feira (23) as primeiras imagens e informações sobre a Type 72, uma edição especial do cupê Exige S. A série é uma homenagem ao monoposto Type 72 que representou a marca entre as temporadas de 1970 e 1975 da F1 e que sagrou-se vitorioso em 20 Grandes Prêmios. Foi com esse carro que o brasileiro Emerson Fittipaldi faturou seu primeiro título na categoria, em 1972, tornando-se, na época, o mais jovem piloto da história a conquistar um título na F1.


Assim como o vitorioso Type 72, o Exige S especial terá apenas 20 exemplares produzidos exclusivamente para os consumidores do Reino Unido, ao preço de 35.995 libras esterlinas (R$ 102,5 mil) cada um. Mais 20 unidades da série serão produzidas para clientes europeus, do Japão e alguns mercados selecionados do mundo. Assim como o lendário Type 72, o Exige S vem com a mesma carroceria negra com detalhes dourados, inclusive nas rodas.

De acordo com o fabricante, o cupê pesa apenas 935 quilos, o que ajuda o carro a acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 233 km/h. Mas isso não quer dizer necessariamente que o Type 72 seja um beberrão. Seus níveis de consumo de combustível e de emissões de poluentes são bem interessantes para um esportivo: 15,4 km/litro e 199 gramas/km de partículas.

O motor é o mesmo do Exige S convencional. Ou seja, um 1.8 litro, de quatro cilindros, DOHC, VVTTL-i, supercharged, capaz de entregar 221 cv de potência (a 7.800 rpm) e 22 kgfm de torque (a 5.500 giros). O Exige S vem de série com o pacote Sport que inclui bancos esportivos com costura dourada, uma placa comemorativa às 20 vitórias na F1, armação tubular para reforçar a cabine, controle de tração, intercooler e barra estabilizadora ajustável. Entre os itens opcionais, os principais são ar-condicionado, diferencial de deslizamento limitado, discos de freio maiores, entrada de ar maior sobre o capô (em comparação ao Exige S convencional), controle de tração variável e launch control.

Sobre o Type 72
Antes de Emerson Fittipaldi dele, o Type 72 ajudou o alemão Jochen Rindt a sagrar-se campeão da temporada de 1970, após cinco vitórias. Rindt morreu naquele mesmo ano, vítima de um acidente nos treinos para o GP de Monza. Com o Type 72, a Lotus levou para casa os títulos de Construtores de 1970, 1972 e 1973.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet