Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

novo

New Civic 2010: sedan da Honda Automóveis ganha nova versão

Além das já consagradas LXS e EXS, modelo incorpora a LXL em sua linha. Outra novidade é que todas as versões serão produzidas com direção elétrica EPS.

Além das já consagradas LXS e EXS, modelo incorpora a LXL em sua linha. Outra novidade é que todas as versões serão produzidas com direção elétrica EPS. Concessionária Banzai em Belo Horizonte disponibiliza veículo para test drive a partir do dia 23 de janeiro


O New Civic é, sem dúvida, um carro inovador. Desde 2006, quando foi lançada sua oitava geração, a Honda Automóveis sempre apresenta novidades a cada temporada. Em 2007, por exemplo, lançou a versão esportiva Si. Um ano depois, o sedan tornou-se totalmente Flex. No ano passado, deixou o modelo com visual mais atraente e agressivo. Para 2010, decidiu-se pelo desenvolvimento de uma nova versão, a LXL, que se soma às já conhecidas LXS, versão de entrada, e EXS, considerada como top de linha.

Com isso, a Honda Automóveis visa oferecer mais opções para o consumidor e pretende atingir uma nova fatia do concorrido mercado automotivo brasileiro. A marca aproveitou a chegada da versão LXL para implantar algumas inovações tecnológicas em toda a linha. Todas as versões serão produzidas com direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering), que não consome energia do motor e oferece uma dirigibilidade mais prazerosa --até então, o modelo era comercializado apenas com direção hidráulica (nas versões LXS e EXS).

O ar-condicionado recebeu novos compressor e condensador, o que irá gerar economia de combustível e maior desempenho do motor. Também foi alterado o sistema ECU (Electronic Central Unit) ao ser promovida uma adequação da rotação para a troca automática das marchas. Além disso, a Honda adicionou um novo sensor de marcha lenta, que, entre outros detalhes, oferece um funcionamento suave do motor.

A versão LXL pode ser considerada como intermediária do New Civic. Tem todos os atrativos da LXS e recebeu outros itens, como retrovisores elétricos dobráveis com luz indicadora de direção, abertura de porta-malas que também pode ser feita pela chave, revestimento dos bancos e forração das portas em tecido ou couro. Destaques também para as rodas de liga leve de 16” com design exclusivo e para a logomarca da versão.

Volante de três raios com acabamento em prata, controle de áudio no volante, alto-falantes com tweeter, acabamento interno nas alças e na tampa do porta-malas também são outras diferenças em comparação com a versão LXS. A versão LXL será comercializada com dois tipos de transmissão: manual e automática com paddle-shift, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1 e que, até então, era item exclusivo da versão EXS.

De resto, o sedan manterá todas as características que o transformaram num dos modelos mais vendidos de sua categoria. Em 2009, por exemplo, o New Civic contabilizou 50.185 unidades emplacadas e se tornou o 14º carro mais comercializado em todo o ano.

Linha 2010: design atraente, interior confortável

O design futurista tão elogiado pela crítica especializada e aprovado pelo consumidor continua. A parte frontal do modelo dá a nítida sensação de que o New Civic possui “asas”. Isso se deve à forma onde se centraliza o logo da marca que apresenta nitidamente o formato de asas.

A grade central dispõe de contornos agressivos que assegura a beleza do projeto, oferece maior refrigeração do motor e transmite mais esportividade. Os para-choques possuem entradas de ar nas extremidades. Na parte inferior do para-lama dianteiro, os faróis de neblina na versão EXS, a top de linha, separam-se da grande inferior.

O interior continua agradável e confortável. A versão EXS, por exemplo, dispõe de uma série de detalhes como ar-condicionado digital (as versões LXS e LXL contam com ar-condicionado manual) e hodômetro digital que também indica temperatura externa e o consumo médio.

Aliás, o ar-condicionado ganhou novos compressor, condensador, tubulações e conexões. Isso assegura menor consumo de energia do motor para alimentar o sistema e maior eficiência em seu funcionamento. Inúmeros porta-objetos, descansa braço deslizante e piloto automático são encontrados em todas as versões.

Na versão EXS, o consumidor pode ouvir músicas diretamente do pen-drive, carregar seu celular e até mesmo o i-POD, graças à tomada USB localizada no console central. No tópico conforto, os assentos do New Civic são revestidos com couro ou tecido, de acordo com a versão.

Potência, economia e muita segurança num só carro

Para 2010, uma das novidades é que toda linha passará a ser produzida com EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida, tornando-a mais leve em baixas velocidades e firme em altas. O esforço de esterçamento é reduzido com o auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, atuando sobre o pinhão na caixa de direção.

Honda Automóveis também alterou o sistema ECU (Electronic Central Unit), que foi otimizado em função da nova condição de funcionamento mais aliviado do motor devido a retirada do sistema da direção hidráulica. Também incorporou um novo sensor de marcha lenta, que teve sua rotação reduzida sem a necessidade de utilizar energia do motor para mover o sistema de direção.

Já a motorização do New Civic mantém as mesmas características da linha anterior: economia e potência. A versão 2010 vem equipada com o propulsor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.200 rpm, na utilização de álcool, e 138 cv também a 6.200 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 5.000 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.300 rpm (álcool), tornando o sedan um dos carros com resposta mais rápida do segmento. Todos os motores são equipados com a tecnologia de injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.

Assim como todos os modelos desenvolvidos pela Honda, o tópico segurança permanece sendo um dos atrativos da linha New Civic. Dispõe da avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), de segurança ativa e que está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.

Além disso, apresenta em todas as versões freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas. O modelo possui, ainda, airbags frontais (SRS) e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, conta com a tecnologia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvida para absorver, com mais segurança, impactos frontais.

Civic Si: esportividade em todos os detalhes

Graças à alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados no motor o i-VTEC 2.0l DOHC, como o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, o modelo alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Tudo isso sem o auxílio de compressores ou turbinas e preservando a economia de combustível, item não esquecido no desenvolvimento da versão Si.

O Civic Si também conta com os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade, e de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), tornando-a mais leve em baixas velocidades e precisa em altas; shift light, que indica o momento ideal para a troca de marchas de forma esportiva, além de todo o pacote tecnológico aplicado na linha Civic. Além disso, vem com transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.

O New Civic 2010 está disponível em nove cores: Cinza Spectrum Perolizado, Verde Deep Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Branco Taffetá Sólido, Dourado Poente Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Prata Global Metálico e Cinza Palladium Metálico. Já o Civic Si está disponível nas cores Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico. Todas as versões possuem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet