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Terça-feira, 02 de julho de 2024

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Agile passa por teste de fogo contra Fox

Foto: Reprodução

Agile passa por teste de fogo contra Fox
O fim de 2009 foi interessante para quem gosta ou procura um hatch acima dos modelos de entrada. O aguardado Chevrolet Agile, modelo desenvolvido no país e o primeiro fruto de uma GM reestruturada nos Estados Unidos, chegou ao mercado em outubro apostando no custo/benefício – até mesmo com acendimento automático dos faróis dentre os item de série – e espaço interno generoso, um requisito cada vez mais solicitado em carros nessa faixa de preço.


Mas a vida do Agile não será fácil. No mesmo mês de sua estreia a Volkswagen apimentou ainda mais o segmento com a apresentação da segunda geração do Fox, modelo que balizou a estratégia do que o Agile deveria ser na mesa de projetos da Chevrolet. Com um interior que, sem exagero, lembra o do novo Polo europeu (o painel de instrumentos é o mesmo), o compacto da Volkswagen manteve a receita de aproveitamento interno que o levou a uma boa aceitação no mercado e ganhou um acabamento mais digno – esse item era o mais criticado na versão anterior.

Agile custa menos e traz mais

Inicialmente, por R$ 37 708, o Agile trazia em sua versão de entrada LT ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, computador de bordo e travas e vidros dianteiros elétricos. Mas, com o novo Fox 1.0 4 portas partindo de R$ 31 830, as coisas não ficaram fáceis para a Chevrolet, que precisou “depenar” seu representante na virada para 2010. Sem ar-condicionado, alarme, travas e vidros elétricos, o Agile LT agora pode ser encontrado nas lojas por R$ 33.871. Mas como os dois modelos se saem quando confrontados em suas opções intermediárias?

Para esclarecer a questão, escolhemos o Agile LT com o mesmo pacote de quando a Chevrolet iniciou suas vendas (o preço atual é de R$ 38 107) e o Fox 1.6 4 portas equipado com o kit Trend, que adiciona frisos, maçanetas e espelhos na cor do carro, tecidos exclusivos, faróis dupla parábola, antena de teto e preparação para som. Em pé de igualdade, acrescentando ao VW os mesmos equipamentos do Chevrolet (ar-condicionado e trio elétrico, já que a direção assistida é de série), seu preço salta para R$ 41.073 e ele ainda fica devendo o acendimento automático dos faróis e o piloto automático. Porém, apesar do preço médio da apólice de seguro cotada de acordo com nosso perfil padrão ser praticamente a mesma para os dois modelos, o Fox foi R$ 273,40 mais econômico do que o Agile na cesta de peças cotada pelo Carro Online.

Fox anda mais e gasta menos

Tudo bem que o valor de compra é um dos itens que mais pesa na escolha de um carro, mas também é necessário levar em conta qual entregará o melhor conjunto pela quantia que você está disposto a gastar, correto? O Fox custa mais na concessionária, porém ele traz motor 1.6 ante o 1.4 do novo hatch da Chevrolet. Nos números, a diferença nem parece tão grande, já que a vantagem do Fox é de 2 cv e 0,8 kgfm no torque, mas quando eles vão para a pista tudo muda de figura. O VW foi 1s1 mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (11s7 ante 12s8) e 1s7 na retomada de 60 a 120 km/h em 4ª marcha (17s6 vs. 19s3).

Mesmo fora da pista de testes, essa desvantagem do Agile é sentida nas ruas. Por ter menos força, o motor 1.4 Econo.Flex deixa o Chevrolet lento nas acelerações. Um exemplo prático é que para vencer o mesmo aclive acentuado que o Fox enfrentou com a 2ª marcha, o Agile não hesitou em pedir uma 1ª. E essa desvantagem se refletiu diretamente no consumo, já que, devido ao propulsor mais fraco, o motorista do Agile precisa acelerar mais. Em percurso urbano, enquanto o Fox consegue percorrer 7,7 km com um litro de álcool, o Agile estaciona nos 7,6 km/l. Na média, o Fox conseguiu percorrer 9,2 km/l e o Agile 8,4 km/l. Uma sensível diferença.

‘Robustez forçada’

O apelo visual, como todos sabemos, é um critério subjetivo e está nos olhos de quem vê, já nos ensina a célebre frase. Entretanto, uma característica que podemos avaliar em um carro, por exemplo, é a proporção de suas formas. E é nesse quesito que o Agile perde pontos. A ampla grade dianteira, a carroceria elevada em contraposição a um conjunto pequeno de pneus e rodas e os faróis que avançam para o capô além da faixa preta nas laterais conferem ao hatch uma certa “robustez forçada”, por assim dizer. Talvez esse conjunto de atributos fique melhor no futuro utilitário esportivo que ele originará, mas, por enquanto, o hatch ainda não virou um consenso de estética agradável nem mesmo entre nossos leitores. Há os que amam e os que odeiam. Basta observar os comentários quando ele foi lançado.

Sob outra vertente, se o Agile aposta em certa ousadia, pelo menos desta vez a Volkswagen tentou colocar um pouco de sal no novo Fox. As comportadas lanternas traseiras continuam lá, porém com uma nova disposição de luzes e efeitos. Já para a dianteira coube a função de estrear, no Brasil, a diretriz de design contemporânea que será adotada nos futuros lançamentos da marca por aqui. Bem mais agressiva, a grade conta com dois filetes pretos e o acabamento prateado no interior do farol é o ornamento que mais se destaca no conjunto. Mais comedido e sem exageros, o Fox agrada sem muito esforço.

Entretanto, quando entramos no habitáculo, o Agile sai na frente por seu espaço interno. Apesar do habitáculo oferecer praticamente o mesmo espaço, de acordo com nossas medições, o Chevrolet carrega até 327 litros de bagagem no porta-malas – apenas como comparação, o novo Ford Focus, um carro médio, leva 328 litros no compartimento – contra 260 litros do VW. Ao menos o banco traseiro do Fox pode ser movimentado longitudinalmente, o que amplia a capacidade do porta-malas para 353 litros, porém acaba com o espaço para os passageiros atrás.

Mas realizar uma viagem confortável não significa somente ter espaço de sobra. É necessário que o ambiente seja agradável para os ocupantes e o motorista. Dois problemas inadmissíveis no Agile são o volante e o câmbio tortos. A cabine também poderia ser mais generosa no uso de tecidos e trazer menos plásticos. A maçaneta, pelo menos, inova no conjunto. O Fox, ao ostentar mais qualidade no material utilizado na parte interna, conta com quadro de instrumentos de leitura bem mais fácil que o do Agile.

Invista e obtenha o retorno

No cômputo final, apesar de mais caro, o Fox é superior ao Agile em desempenho, consumo, acabamento e dirigibilidade, sendo que ambos são equivalentes com relação à manutenção. A favor do Agile está o espaço interno e o pacote mais camarada de itens de série, mas, se os R$ 2.966 que separam um e outro não forem proibitivos para você, destine seu dinheiro o Volkswagen. Ele entregará muito mais em troca.
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