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Sexta-feira, 05 de julho de 2024

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Saveiro Cross vem para levantar poeira

A Volkswagen realizou na última terça-feira (23), em Campinas (SP), o evento de apresentação da Saveiro Cross, variante com pretensões off-road da picape leve. A nova versão, que será disponibilizada somente com cabine estendida, custará a partir de R$ 41.480 ...

A Volkswagen realizou na última terça-feira (23), em Campinas (SP), o evento de apresentação da Saveiro Cross, variante com pretensões off-road da picape leve. A nova versão, que será disponibilizada somente com cabine estendida, custará a partir de R$ 41.480 e de série oferece direção hidráulica, sensor de estacionamento, trio elétrico, suspensão elevada, rodas de aro 15" com pneus 205/60 de uso misto, capota marítima, santo antônio, alarme com controle remoto, faróis de neblina e janela traseira corrediça com grade de proteção. Segundo a VW, o modelo em questão completa o portfólio do modelo, até então composto pela Saveiro 1.6 Cabine Simples (R$ 32.030) e 1.6 Cabine Estendida (R$ 34.830), além da Saveiro Trooper Cabine Simples (R$ 37.670) e a Trooper Cabine Estendida (R$ 40.300).


A lista de opcionais da Saveiro Cross é enxuta, oferecendo apenas seis itens, sendo eles o ar aquecido (R$ 408), ar-condicionado (R$ 2.844), airbag e ABS (R$ 2.000), rádio com CD/MP3 e entrada para USB, SD Card e Buetooth (R$ 975), volante com comandos do rádio (R$ 277) e volante para airbag com comandos do rádio (preço ainda em fechamento). O visual da nova picape também segue a linha germânica, sem excessos: ela ostenta atributos aventureiros e esportivos sem variar muito suas formas originais para chamar atenção – como os modelos Adventure da Fiat, que, como todos legítimos italianos, não passam despercebidos. Capicce?

Visualmente, o novo modelo da VW apresenta em relação ao restante da linha novo para-choque dianteiro, frisos laterais com a inscrição "Saveiro Cross", pisca alerta nos retrovisores, novas rodas de aro 15", santoantonio que abrange a parte lateral da caçamba e molduras pretas nas caixas de roda que se estendem ao para-choque.

Nenhuma alteração foi realizada no conjunto motriz do modelo, que permanece com o mesmo motor 1.6 VHT gerando 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool), ambos a 5.250 rpm, e disponibiliza 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool) de torque que se manifestam nas 2.500 rpm. Segundo a Volkswagen, o modelo Cross da picape acelera aos 100 km/h em 11s0 e atinge a velocidade máxima de 177 km/h. Suspensão e freios, por sua vez, são os mesmos da versão Trooper. A capacidade de carga é de 661 kg e a cabine estendida oferece boa área para bagagens.

Test-drive

O percurso de teste da Saveiro Cross englobou um circuito de aproximadamente 70 quilômetros, traçado que incluiu tráfego em cidade, rodovias e estrada de terra. Em situações normais de uso, o modelo não apresentou quaisquer diferenças de dirigibilidade sensíveis em relação à versão Trooper e manteve as mesmas (boas) características de condução que vieram junto com a nova geração do Gol. A direção é direta, o veículo é estável, seu interior é bem acabado (o painel da versão apresenta dois tons de cor) e os bancos, que receberam novo revestimento, oferecem regulagem de altura, assim como a direção pode ser ajustada tanto em sua profundidade quanto em altura, permitindo maior conforto ao motorista.

Trafegando em situações adversas, entretanto, o novo VW chamou a atenção pelo funcionamento de sua suspensão em conjunto com os novos pneus Scorpion de uso misto: o conjunto filtrou com eficiência as imperfeições do asfalto e não perdeu a classe na hora de atacar os desníveis da estrada de terra onde circulou. Transpor valetas e buracos rasos na Saveiro Cross é uma tarefa incomumente confortável para uma picape, mas, apesar do conforto, é importante ter em mente que de "Cross" a saveiro possui apenas a imagem. Ela continua sendo um veículo urbano com tração dianteira, com um pouco mais de potencial em terrenos de areia ou lama.

O câmbio MQ-200 que equipa o modelo teve a 1ª e a 2ª marchas encurtadas em relação ao Gol e ao Voyage (como ocorreu em todas as picapes), de modo a disponibilizar maior força de arranque e retomada para a picape na cidade. Em rodovias, entretanto, as relações da 3ª, 4ª e 5ª marcha relativamente longas ofereceram ao VW desempenho mediano, especialmente em subidas – característica que, por outro lado, implica em menor consumo de combustível. A 100 km/h em quinta marcha, a picape gira a baixos 2.500 rpm.

Mercado

A Saveiro Cross vem para brigar com a Strada Adventure, modelo que custa R$ 5.340 a mais, mas oferece de série o sistema Locker (que faz com que as rodas girem igualmente em situações de baixa aderência) e ar-condicionado. Mesmo com o sistema de arrefecimento, a Saveiro aventureira ainda sai por R$ 3.340 a menos.

Aparentemente, o ataque alemão está disposto a oferecer um capítulo dramático para a história do italiano Adventure no Brasil. Potencial para isso a VW demonstrou ter. A Saveiro Cross oferece ótima dirigibilidade e ostenta menos o apelo off-road do que a rival Strada Adventure. Tal atitude, entretanto, é prudente, uma vez que ela realmente não possui atributos técnicos para tanto. A picape Cross não passa uma imagem fantasiosa que pode afundar constrangedoramente na primeira poça de barro mais profunda.

Agora basta esperar para ver se os brasileiros irão se afeiçoar mais com a novidade ou se irão preferir a tradição Adventure inaugurada pela Fiat há oito anos.
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