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Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Carro tunado precisa de autorização especial para rodar

Tunar carros é uma febre. Rebaixado, com alta potência, sistema de iluminação e som, quanto mais chamar a atenção melhor. Porém, para rodar pelas ruas para exibi-lo é preciso ter a autorização.


Pintura exclusiva, suspensão rebaixada, porta que abre num clique do controle remoto. Um estilo que virou moda. A febre dos tunados foi parar nas oficinas. O custo de tudo isso? Imprevisível.

Modificações do motor são muito comuns. Mas será que os freios estão preparados para segurar tanta potência?

“Eu posso ter riscos para frear o veiculo que teve uma potencia bastante alterada, para mais. A pessoa muda o sistema de iluminação do veículo. Dependendo do que fizer pode fazer com que haja risco para quem vem no sentido oposto”, diz o chefe da divisão de registro de veículos do Detran do Rio Grande do Sul, Leandro Magni.

Quem não segue as regras pode ficar no prejuízo. “Diversas vezes, não só multado como o carro rebocado três vezes no verão”, lamenta o empresário Paulo Reichert.

A conformidade entre modificações e segurança é fundamental para regularizar o carro tunado. O carro do mecânico Zeno Jeferson só ganhou as ruas com as mudanças devidamente legalizadas. “O laudo, com a foto do carro, tem assinatura do avaliador. A numeração do laudo vai no documento. Não tem como te guinchar”, afirma.

Com 20 vitórias em competições de carros tunados , um Stratus já foi branco, dourado, ganhou investimento de cerca de R$ 100 mil. Mas com mais de 30 multas e mudanças que não podem ser regularizadas, o destino dele é virar peça de museu. “Quase sempre parado, na garagem”, diz o proprietário do veículo, Douglas Souza.
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