A GM (General Motors) anunciou nesta segunda-feira que espera vender dois milhões de veículos neste ano, impulsionada pela forte demanda da China. Caso atinja o número, terá antecipado em quatro anos a meta de vendas e poderá ultrapassar três milhões de vendas em 2015.
A montadora está contando com um forte aumento dos mercados da China, Índia e outros emergentes para compensar a queda nas vendas nos Estados Unidos e retornar ao azul após quase falir em 2009.
"Nós já estamos focados na China e vamos colocar o máximo de energia possível nela", afirmou Kevin Wale, presidente e diretor-gerente da GM China Group.
As vendas da GM na China saltaram 68% em março na comparação com o mesmo mês de 2009, para um recorde de vendas mensais de 230.048 carros. No primeiro trimestre o aumento é de 71% em comparação com o mesmo período do ano passado.
No mercado norte-americano, as vendas totalizaram 188.546, volume 20% inferior ao da China. Analistas preveem que as vendas no país totalizem 17 milhões de unidades neste ano.
Atenta ao potencial do mercado, a GM planeja lançar ao menos 25 modelos novos ou atualizados até o final de 2011.