Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Turismo

nossa terra

Nobres é mais que bonito," é lindo"

Foto: Lenine Martins/Secom-MT

Nobres é mais que bonito,
Com esse slogan que faz jus ao potencial turístico de Nobres, município localizado a 145 km de Cuiabá, os empresários do ramo de turismo tem divulgado as belezas naturais da região, num comparativo com o complexo da cidade de Bonito (MS). Nobres oferece os mesmos atrativos naturais como cachoeiras, grutas, cavernas, lagoas de águas cristalinas, e tem na flutuação e mergulho as principais atividades nos passeios, além da contemplação das belezas naturais. A flutuação é um mergulho acima da superfície, em que é possível com os equipamentos enxergar o fundo da lagoa e a movimentação dos peixes, já o mergulho é abaixo da superfície e em outra profundidade.


Num trabalho intenso de divulgação, o setor turístico de Nobres aponta ainda algumas vantagens do complexo mato-grossense em relação ao do Estado vizinho, como a proximidade da Capital, já que Bonito fica a 260 km de Campo Grande, enquanto para conhecer as belezas de Nobres é preciso percorrer apenas 145 km, saindo de Cuiabá. No comparativo a temperatura da água também é um fator que conta positivamente, nas lagoas de Nobres os turistas encontram uma temperatura amena de 27 graus enquanto na cidade de Mato Grosso do Sul é preciso enfrentar 17°.

A intenção, segundo o proprietário do atrativo Recanto Ecológico, Toninho Anaconda, não é simplesmente competir, mas mostrar a potencialidade de Nobres. Toninho morou e trabalhou três anos em Bonito (MS), ele explica que ao conhecer as riquezas naturais daqui resolveu se qualificar na prática, vendo como se desenvolveu e organizou lá a exploração turística. “Montei uma agência e pousada em Bonito, para ver como tudo funciona e tudo o que eles têm lá, para mostrar o que nós temos aqui e com algumas vantagens”, disse Toninho.

Diversas são as opções disponíveis para os visitantes na região e o fluxo de turista é considerado razoável pelo setor. Aos finais de semana cerca de 50 a 70 pessoas passam pelo Recanto Ecológico por dia, no local encontra-se a nascente do rio Salobra e as lagoas de águas cristalinas para flutuação. Ainda é possível apreciar um ballet dos peixes que ficam no aquário natural. Situação semelhante encontra-se no Balneário Estivado, em que os peixes se alimentam às margens do lago e na presença dos olhares admirados dos visitantes.

No Balneário Estivado, a visita de um grupo de macacos prego completa o espetáculo. Ao entardecer o bando se aproxima sem receio dos curiosos e fazem gracinha. “Algo admirável, é fantástico”, comenta a estudante de Biologia da Unemat de Tangará da Serra, Monise Lima. É o primeiro dia de pesquisa de um projeto em que Monise e a colega Paola Tomazzelli estão desenvolvendo. Coordenadas pelo professor da disciplina de Comportamento Animal, Eduardo Bessa, as acadêmicas vão estudar a diversidade biológica e o impacto no ecoturismo. Lenine Martins/Secom-MT

Balneário Estivado, a visita de um grupo de macacos prego completa o espetáculo

O professor explica que a intenção do projeto é mostrar que é possível corrigir em Nobres o que não foi feito em Bonito, onde segundo ele, a exploração turística provocou a extinção de várias espécies. “Queremos contribuir para evitar e acredito que é possível desenvolver o ecoturismo e preservar as espécies com uma exploração racional”, comentou.

Para se chegar a Nobres, mais propriamente à região do distrito de Bom Jardim, onde se concentram várias pousadas e agências, partindo de Cuiabá, seguindo pela estrada do Manso, são 92 Km de asfalto e 43 Km de estrada de chão (onde será construído o asfalto pelo Governo do Estado), a vantagem desse trajeto é escapar do tráfego intenso da BR 163.

TURISTAS ESTRANGEIROS – Um grupo de turistas da Alemanha conheceram, nessa sexta-feira (05.06), a Lagoa das Araras, um dos atrativos em que se encontram espécies raras de aves como a arara azul e é possível apreciar o vai e vem dos pássaros. Extasiados com tamanha beleza nenhum detalhe escapou do registro fotográfico.

No local o guia Jonatan André Celso, de 17 anos, nascido e criado em Bom Jardim, conta que as espécies não se misturam, as araras azuis só surgem quando as araras vermelhas, por exemplo, vão embora.

O turista de Braga (Portugal), Fernando Lima, visita pela primeira vez Mato Grosso, atraído pelo desejo de conhecer o Pantanal (ponto mais divulgado internacionalmente), o veterinário que tem como hobby viajar pelo mundo registra todos os detalhes para divulgar em uma revista internacional, a Travel Club. Fernando mostrou-se encantando com as belezas naturais de Nobres e disse que a divulgação de Mato Grosso é pequena no exterior. “Adorei e quero mostrar em Portugal o que tem aqui”.

De acordo com os guias de Nobres, os turistas holandeses também são frequentadores assíduos da região.

ROTEIROS – Uma constatação interessante é quanto aos roteiros turísticos de Mato Grosso. O guia Eduardo Falcão atua na região do Pantanal, mais propriamente em Porto Jofre (Poconé), e tem feito um intercâmbio divulgando as belezas de Nobres para os turistas estrangeiros que chegam para visitar o Pantanal.

O veterinário Fernando Lima é um desses casos, ele conheceu a existência de Nobres por meio do guia Eduardo Falcão. “É uma parceria interessante e divulga Mato Grosso, todos ganham com isso”, comentou o guia Falcão.

Os interessados em visitar Nobres e conhecer as belezas naturais podem obter informações por meio das agências credenciadas: (65) 3376-2733/(65) 3102-2018/(65) 3102-2019/(65)3102-2034 ou na Sedtur : 3613- 9314.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet