Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Turismo

portugal

Terra de Eça de Queirós virou badalado balneário luso

O escritor português Eça de Queirós costumava dizer: "Eu sou um pobre homem de Póvoa de Varzim". Autor de grandes romances da língua portuguesa, Eça tem licença poética para falar o que quiser. Mas convenhamos, ele estava chorando de barriga cheia. É que sua cidade-natal é muito bela, tanto que hoje se tornou um concorrido balneário. Póvoa fica na região norte de Portugal, distante 28 quilômetros do Porto. A cidade cresceu baseada na pesca e na indústria em torno do mar.

O escritor português Eça de Queirós costumava dizer: "Eu sou um pobre homem de Póvoa de Varzim". Autor de grandes romances da língua portuguesa, Eça tem licença poética para falar o que quiser. Mas convenhamos, ele estava chorando de barriga cheia. É que sua cidade-natal é muito bela, tanto que hoje se tornou um concorrido balneário.


Póvoa fica na região norte de Portugal, distante 28 quilômetros do Porto. A cidade cresceu baseada na pesca e na indústria em torno do mar. Hoje o setor perdeu muito de sua importância para a economia do município, mas a localização litorânea ainda continua gerando renda: praias, clima ameno e deliciosos pratos a base de peixes e frutos do mar formam a combinação perfeita para o desenvolvimento do turismo.

Os 12 quilômetros de praia da cidade parecem poucos, mas fornecem opções para diversos tipos de visitantes que buscam um refresco durante o quente verão europeu, que vai de junho a setembro. Quem procura badalação encontra seu lugar ao sol em praias como Redonda, Salgueira e Lagoa. Já Santo André, mas afastada do centro, é mais tranquila. Junto com a Salgueira, Aguçadoura é point do pessoal do surfe, enquanto a praia do Rio Alto é a preferida dos naturistas por ser de difícil acesso e ter dunas que fornecem privacidade.

Mesmo longe do verão, Póvoa de Varzim atrai muitos viajantes. A motivação desses turistas são os jogos e atrações do Cassino da Póvoa, que frequentemente apresenta shows de música internacional. Ray Charles, Tonny Bennett, Diana Krall e Roberto Carlos já passaram por lá.

A cidade também guarda muitos sítios históricos, herdeiros de seu passado dividido entre diversos povos e culturas. Entre os resquícios mais antigos está a Cividade de Terroso, um povoado fortificado erguido pelos castrejos no topo de um monte com vista para o mar - suas ruínas possuem mais de 3 mil anos.

Do ano 1100, a igreja de São Pedro de Rates é uma representante do estilo românico medieval, mas também guarda vestígios que ligam sua origem à época da dominação romana.

Em tempos menos remotos, Póvoa de Varzim foi importante reduto boêmio, sendo seus bares e cafés frequentados por escritores como Camilo Castelo Branco e Almeida Garret. Mas é a Eça de Queirós, seu mais ilustre cidadão, que a cidade presta sua homenagem: uma estátua do romancista, oferecida pela cidade do Rio de Janeiro, é, desde 1952, um dos destaques da praça do Almada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet