Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PSDB busca alguém de "nome limpo" para vice de Serra

Tucanos no Congresso fogem do assunto como o diabo da cruz. No entanto, alguns critérios para a escolha do vice de José Serra, pré-candidato do PSDB à presidência, vão sendo colocados aos poucos. O consenso é que seja um "nome limpo", sem escândalos. E outros pré-requisitos para ocupar o posto foram explicitados por Serra em sua visita a Pernambuco, quando fez elogios ao senador Marco Maciel, vice de Fernando Henrique Cardoso durante os oito anos dos dois mandatos do tucano.


No lançamento da pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco, Serra usou as palavras de FHC para chamar Marco Maciel de "vice-presidente ideal, quieto, discreto, cooperativo e de confiança". Serra disse ainda que a atuação do pernambucano era exemplar, tanto é que fez nascer o "Padrão Marco Maciel" de vice. "A pior coisa é ter um vice que faz aporrinhação", completou.

Com a saída de Aécio Neves do páreo, outros nomes vieram à frente nas especulações. Alguns já negaram disposição para ocupar o posto: os senadores Kátia Abreu, presidente da CNA; Sérgio Guerra, coordenador da campanha de Serra, e Tasso Jereissati, coordenador da campanha no Nordeste. Recentemente, foi levantado o nome do deputado José Carlos Aleluia, do DEM baiano.

Aleluia afirma que nem a sua legenda, nem o PSDB o procuraram para tratar do assunto, e disse ao Terra que está focado em sua campanha a deputado federal. "Não cogito e não trabalho com essa hipótese", disse ele. "É algo que compete exclusivamente a Serra decidir. Eu nunca pensei nisso", completa, ensaiando um discurso que, ironicamente, o enquadra no perfil definido pelo pré-candidato tucano. O parlamentar, formado no grupo político do ex-governador Antôno Carlos Magalhães, atenderia ao desejo do DEM de indicar alguém do partido para o posto de vice.

O nome de Aleluia foi levantado em reunião da cúpula da campanha tucana. Diretor de engenharia e presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), o baiano foi deputado federal por quatro legislaturas. Segundo o projeto Excelências da ONG Transparência Brasil, seu nome aparece no escândalo das passagens aéreas. Aleluia confirmou ter viajado com mulher e filho com verba da Casa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet