Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

"Nanicos" na mira da Procuradoria Eleitoral em Minas Gerais

Cinco partidos nanicos são alvo de representação da Procuradoria Eleitoral de Minas Gerais. Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Partido da Causa Operária (PCO) e Partido Trabalhista Nacional (PTN) foram acionados judicialmente nesta segunda-feira (7). O motivo: não prestaram contas da sua movimentação financeira do ano de 2008, quando aconteceram eleições municipais em todo o país.


A Procuradoria, responsável por combater irregularidades na disputa eleitoral e fiscalizar as legendas, quer que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspenda o registro dos partidos - em alguns casos, diretórios estaduais, em outros, comissões provisórias. A medida valeria pelo tempo que persistisse a inadimplência. A intenção é fechar o cerco à prática cada vez mais comum de ausência de prestação de contas por parte dos partidos.

De acordo com informações do órgão fiscalizador, nos últimos dez anos, por exemplo, o PCB não prestou contas de suas finanças. Já o PTN, o PSTU e o PMN se ausentaram da obrigação nos últimos cinco anos, e o PCO, nos últimos quatro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet