Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Candidato do PR quer quebrar polarização Iris-Marconi em GO

O pré-candidato do governo na sucessão estadual em Goiás, Vanderlan Cardoso (PR), 48, espera ser homologado na convenção conjunta dos partidos da base neste domingo (27), na Câmara Municipal de Goiânia. Vanderlan chegou ao encontro aparentando tranquilidade, apesar do racha no PP, partido do governador. Uma ala dissidente quer eleger Marconi Perillo, do PSDB e luta na Justiça para virar o resultado da convenção. "Estou confiante, vai ser uma grande festa", disse o pré-candidato, apontando o adesivo do PR colado em seu peito.


Ele foi o nome a topar um desafio nada fácil para qualquer político no Estado: enfrentar nas urnas os dois mais fortes líderes políticos goianos da atualidade, o senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), na corrida pelo governo. "Minha candidatura é para valer. Goiás precisa de uma nova alternativa", garante o republicano.

Eleito em 2004 para seu primeiro cargo, prefeito de Senador Canedo, município da região metropolitana de Goiânia, ele foi um dos mais bem votados prefeitos reeleitos em 2008, com 79,17% dos votos. Renunciou ao segundo mandato após ser convidado pelo governador Alcides Rodrigues (PP) para encabeçar a chapa governista. Rodrigues rompeu com Marconi Perillo e não quis apoiá-lo na disputa do governo estadual, daí ter lançado Vanderlan.

Com menos anos de política do que Iris e Marconi, as credenciais do pré-candidato vêm, em grande parte, do fato de ser um bem sucedido empresário do setor alimentício, do tipo self made man com origem numa família de pequenos comerciantes de Iporá (GO). Ele ergueu três empresas em Goiás, com 1.500 colaboradores nos ramos da alimentação, higiene pessoal, transporte e distribuição. "Além do Estado, temos investimentos no Pará e na Bahia", detalha Vanderlan.

Popular entre os colegas, presidiu a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Goiânia (AMMEG) e defende uma plataforma focada no municipalismo e na gestão eficiente. "Podemos fazer mais com menos dinheiro. Basta saber onde investir", ensina, ressaltando que acredita ser possível usar as técnicas de gestão de negócios para administrar as coisas públicas. "Foi o que fizemos em Senador Canedo", disse.

O pré-candidato acredita que, na convenção deste domingo, alcançará o apoio de nove partidos - PR, PP, PDT, PSB, PSC, PSDC, PTN, PRP e PV. Vanderlan é o segundo candidato da base do presidente Lula lançado no estado e vai dividir com o peemedebista Iris Rezende em Goiás o palanque da candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet