Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

É preciso acelerar ajuda para cidades em AL e PE, diz Lula

Durante seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", Lula destacou a necessidade de apressar a ajuda para a reconstrução das cidades nordestinas atingidas pelas chuvas nas últimas semanas. Em Alagoas e Pernambuco, as enchentes já causaram a morte de 51 pessoas e causaram destruição em dezenas de municípios.


"Eu fiz questão de visitar a região e de levar vários ministros, para que a gente veja 'in loco' a situação que as pessoas estão vivendo e para que a gente tome medidas mais rápidas do que aquelas que a própria legislação permite que a gente tenha que tomar", disse Lula.


Ponte foi destruída pela chuva em São Benedito do Sul, em Pernambuco. (Foto: Glauco Araújo/G1)Segundo o presidente, se fosse cumprido todo o ritual de decretação de calamidade, com todos os documentos necessários para repassar os recursos às cidades, o problema seria resolvido dentro de seis a oito meses.

saiba mais

Para especialista, tragédia provocada por chuva Nordeste é 'fenômeno raro'Moradores fazem fila para receber donativos em cidade alagoana"Na verdade, nós temos cidades praticamente destruídas. Tomamos a decisão de dar R$ 275 milhões para cada governador, depositados na conta do estado de Alagoas e na conta do estado de Pernambuco. Depois é que nós vamos contabilizar isso e vamos querer documentação para provar onde esse dinheiro foi gasto. Temos de reconstruir o máximo possível e o mais rapidamente possível", afirmou.

Lula ressaltou ainda que é preciso acelerar medidas do próprio governo com relação a saúde e educação, como reconstruir escolas e hospitais, além de levar vacinas e remédios à população. "Temos também de colocar dinheiro à disposição, para que as coisas possam começar a acontecer nessa região, sobretudo, para despertar outra vez esperança no povo que mora nessas cidades", disse o presidente.

Além dos repasses aos governos dos estados, Lula destacou que o governo federal disponibilizou R$ 1 bilhão de financiamento para comércio e indústria. "Nós também tomamos a atitude de liberar o Fundo de Garantia (FGTS) dos trabalhadores, e ao mesmo tempo, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida, vão trabalhar para a reconstrução das cidades".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet