Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Mercadante diz que pressão na TV Cultura é "lamentável"

O senador Aloizio Mercadante, candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, classificou como "lamentável" o episódio do afastamento do jornalista Gabriel Priolli da direção de jornalismo da emissora.


De acordo com informações veiculadas na imprensa, Priolli teria sido afastado por sugerir reportagens sobre a cobrança de pedágios das rodovias do Estado.

"Eu achei o episódio lamentável, retirar do ar uma reportagem que tratava de pedágio. Todo mundo sabe que é um tema incômodo ao PSDB. Sendo que há outros indícios de aparelhamento partidário de uma TV que é pública, com dinheiro público, é muito grave", afirmou.

Segundo Mercadante, o episódio serve de exemplo. "Espero que não se repita e que particularmente os dirigentes da TV Cultura tenham muito cuidado em relação aos procedimentos. Quero dizer também publicamente que eu tenho muito respeito pelo João Sayad. Conheço ele há muitas décadas, acho ele um economista, uma cabeça muito construtiva e espero que ele e o Fernando (Vieira de Mello) sejam capazes de manter o pluralismo e não ceder a pressões partidárias que possam ocorrer".

O candidato à presidência da República José Serra (PSDB) negou na noite desta segunda-feira (12) que tenha havido interferência política na TV Cultura.

"Eu não soube, eu nem sabia quem era o diretor (de jornalismo da TV Cultura). Aí você tem os twitters e os blogs sujos que vão espalhando (isso) na esperança de fazer pauta para a imprensa. Se tem algo que eu nunca tutelei, foi a TV Cultura. Ao contrário, é o governo federal que tem as suas emissoras usadas de maneira política muito clara", afirmou Serra em entrevista publicada no Blog da Bertha, do jornal O Estado de Minas.

De acordo com a emissora controlada pela Fundação Padre Anchieta e mantida pelo governo de São Paulo, Priolli foi remanejado para a vice-presidência de gestão da emissora. Já a saída de Heródoto do comando do Roda Viva é fruto, segundo a assessoria da emissora, da contratação da apresentadora Marília Gabriela, feita no último dia 6 de julho.

Em seu twitter, Gabriel Priolli escreveu o seguinte nesta terça-feira, baseado no trecho bíblico do Eclesiastes. "Há momento para tudo e tempo certo para cada coisa... Tempo para calar e tempo para falar... Tempo para destruir e tempo para construir".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet