Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PT vai entrar com três ações contra vice de Serra

O PT decidiu nesta segunda-feira (19) que entrará com três ações contra o candidato a vice de José Serra à Presidência, Indio da Costa (DEM), por declarações que ligam o PT às Farc (Forças Armadas Revolucionarias da Colombia) e ao narcotráfico. As ações se darão nas esferas criminal, civil e eleitoral.


Na criminal, o objeto da ação será Indio, por crime contra a honra do PT. Pelo fato de Indio ter foro privilegiado, já que é deputado federal, a ação será proposta no STF (Supremo Tribunal Federal). Na ação eleitoral, que será proposta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o objeto será o PSDB, cujo portal na internet veiculou a entrevista do vice. Nesta ação, o PT pedirá direito de resposta no portal.

Já a ação civil será inicialmente proposta apenas contra Indio, podendo se estender ao PSDB caso o partido não desminta em público que concorda com as afirmações de Indio.

As ações, que serão propostas entre hoje e terça-feira (20), foram anunciadas pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, em entrevista coletiva na tarde de hoje.

- Queremos evitar judicializar a campanha, mas não vamos nos furtar de recorrer ao Judiciário quando nos sentirmos ofendidos. Declarações são inaceitáveis, mentirosas e no Estado de Direito instituições e pessoas que se sentem ofendidas e caluniadas, recorrem ao Judiciário.


Confira também
Indio recua e diz que PT "não faz narcotráfico"

Ministro do TSE multa vice de Serra

Ministro diz que vice do PSDB "é um idiota"
Na sexta-feira (16), Indio deu uma entrevista à rede Mobiliza PSDB e disse que o PT da candidata à Presidência Dilma Rousseff era “parceiro” do narcotráfico e chamou a presidenciável de “esfinge do pau oco”.

As declarações de Indio causaram mal-estar dentro da campanha tucana e incomodou a cúpula petista. Apesar da polêmica, o vice de Serra recebeu apoio de partidos aliados dos tucanos. Roberto Jefferson, presidente do PTB, e Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara dos Deputados, utilizaram o microblog para defender o democrata e repetir o discurso.

Também pela internet, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, reagiu às declarações.

- Esse Indio desqualificado quer ser processado. O problema é que ele não vale o custo de papel necessário para a petição.

Mesmo aliados da campanha do PSDB admitem que Indio da Costa errou nos ataques feitos ao PT e à Dilma. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, preferiu se esquivar do assunto. Disse que preferia se manifestar depois de conversar com o vice de Serra.

- Já ouvi falar muitas vezes de ligação do PT com as Farc, mas não tenho elementos para dizer que há ligações do partido com as Farc.

José Serra, por sua vez, ainda não comentou publicamente o que tem achado das declarações de seu vice.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet